Entenda por que você não deve dar leite a gatos

Maioria dos animais são intolerantes à lactose

Você não precisa se esforçar muito para pensar em alguma cena de filme, série ou desenho animado que tenha mostrado algum gato fofinho sendo alimentado com uma bela tigela de leite.

Um estudo recente sobre o tema revelou que, ainda que os bichanos realmente gostem de tomar leite, esse não é o melhor alimento para esses animais, por provocar doenças no sistema digestivo e no estômago. O motivo? A verdade é que a maioria dos gatos é intolerante à lactose.

Nesses animais, a intolerância se manifesta como acontece com os seres humanos, e muitos gatos simplesmente não conseguem digerir a lactose, que é um tipo de açúcar presente no leite e em seus derivados. A enzima lactase, que é a que ajuda a digerir a lactose, está presente apenas depois do nascimento e nos primeiros anos de vida dos gatos, para que eles possam se alimentar do leite de suas mamães.

Entenda por que você não deve dar leite a gatos (Crédito: Reprodução)
Entenda por que você não deve dar leite a gatos (Crédito: Reprodução)

Quando os bichinhos vão ficando adultos e independentes, seus corpos começam a produzir cada vez menos lactase, e eles acabam ficando doentes se tomam leite com frequência, por causa da intolerância, entre os sintomas estão vômitos, diarreia, excesso de gases e falta de apetite.

Assim como acontece com os seres humanos, alguns bichanos podem tomar o leite sem problemas, mas os veterinários costumam sugerir que o gato beba outra coisa, uma vez que o leite de vaca não tem valor nutricional para os felinos.

Independente de ter ou não intolerância, seu gato deveria beber apenas água, que faz bem às funções orgânicas desses animais. Como nem todo gato toma água por vontade própria, é sempre uma boa ideia escolher comidas que sejam mais úmidas, como o caso das enlatadas. 

Fonte: Com informações do Megacurioso
logomarca do portal meionorte..com