Estudo mostra qual pode ser o verdadeiro caminho para a felicidade

O estudo foi realizado em Zurique na Suíça

Imagine ganhar R$80,00 por semana durante um período de quatro semanas sem fazer nada. Uma pessoa simplesmente chega e te dá esse dinheiro. O que você faz com ele? Gasta consigo mesmo ou pensa na generosidade e destina o valor a outra pessoa? Qual alternativa você acha que vai te deixar mais feliz e deixar seu mundo mais leve?

Um estudo feito em Zurique, na Suíça, indica que usar o dinheiro para agradar ou ajudar os outros é o que gerará mais felicidade para cada pessoa. O experimento com objetivo de avaliar as consequências da generosidade foi justamente o exemplo citado acima: dar uma quantidade relativa a 25 francos suíços a integrantes de diferentes grupos e avaliar o nível de felicidade de cada um antes e após as quatro semanas.

Generosidade pode ser o verdadeiro caminho para a felicidade  (Crédito: Shutterstock  )
Generosidade pode ser o verdadeiro caminho para a felicidade (Crédito: Shutterstock )


Só que, no período em que durou o estudo, os 50 participantes tinham ordens a cumprir. Eles foram divididos em dois grupos, sendo que em um deles as pessoas tinham de investir o dinheiro em atividades ou produtos para elas mesmas. Obviamente, o oposto foi orientado aos integrandes do outro grupo, que a cada semana deviam escolher uma pessoa cada e gastar o valor recebido com ela.

Resultados

Além dos próprios participantes do grupo que teve de ser generoso com o dinheiro relatarem maior felicidade no final do estudo, exames de ressonância magnética que foram realizados antes e depois do experimento apontaram que, ao mesmo tempo em que havia uma resposta na parte do cérebro que é ligada à generosidade, esta se comunicava com a que é relacionada à felicidade.

A pesquisa foi publicada no jornal especializado “Nature Communications”. De acordo com os especialistas que conduziram o experimento durante as quatro semanas, a descoberta pode ser importante não apenas para a neurociência, mas para educação, política, economia e até saúde, já que a sociedade costuma subestimar os benefícios da generosidade.



Fonte: msn
logomarca do portal meionorte..com