Ficar em pé 3 horas por dia equivale a correr 10 maratonas por ano

Pesquisa foi feita analisando 10 voluntários

Ficar muito tempo sentado é algo que definitivamente não faz bem à saúde, e se tudo o que você precisa para ficar em pé por mais tempo é de motivação, temos uma bem interessante para compartilhar.

Um estudo recente realizado pela BBC e pela Universidade de Chester avaliou os benefícios de ficar em pé por mais tempo. Os pesquisadores analisaram mudanças fisiológicas que ocorreram em um grupo pequeno, composto por 10 voluntários.

Essas pessoas tinham que ficar em pé por pelo menos três horas durante o dia enquanto usavam um equipamento que media sua movimentação, suas frequências cardíacas e seus níveis de glicose. Esses índices foram comparados entre os dias em que as pessoas ficaram mais sentadas e os dias em que ficaram as três horas mínimas em pé.

 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

A avaliação dos resultados revelou que nos dias em que ficaram em pé, as pessoas tiveram picos bem menores dos seus níveis de glicose. Em pé, os voluntários também tiveram uma frequência cardíaca maior, cerca de 10 batimentos a mais por minuto, e isso é o equivalente a queimar 50 calorias por hora – sim, apenas por estar em pé. Ao longo de um ano, essas 50 calorias diárias são capazes de reduzir 4 kg do seu peso.

De acordo com um dos responsáveis pelo estudo, Dr. John Buckley, isso é o equivalente a correr 10 maratonas por ano. É óbvio que não significa que você pode abandonar as atividades físicas para ficar assistindo filme em pé na sala, mas é um estímulo para que você fique sentado o menos possível e para que, no trabalho, ache um jeitinho de levantar de tempo em tempos.

Fonte: Com informações do Megacurioso