Gestantes devem evitar banho quente,tecidos sintéticos e chá escuro

Quais os cuidados com a gravidez no inverno

O inverno começou oficialmente na quarta-feira (21) e o frio já chegou em grande parte das cidades brasileiras. Com a queda de temperatura e diminuição da umidade do ar, os cuidados com a gravidez  precisam ser redobrados. As gestantes devem evitar ambientes muito fechados, aumentar a ingestão de líquidos e o consumo de alimentos ricos em vitamina C.


Pensando em como as futuras mamães podem enfrentar o inverno da melhor forma, o Delas entrou em contato com o obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Alberto d'Auria para tirar algumas dúvidas. Confira:  

Como cuidar da pele?

Alberto explica que nessa época do ano é importante aumentar a frequência de hidratação da pele. Para isso, deve-se aumentar a ingestão de líquido e fazer o acompanhamento da cor da unira para avaliar o grau de hidratação. "Urina clara com transparência significa boa hidratação", explica. 

De acordo com o obstetra, a gordura na pele das gestantes aumenta nesse período. "Mulheres que já tem acne ou muita gordura na pele devem trocar cosmésticos em creme por gel, evitando infecções de pele", orienta. Os lábios também exigem cuidado especial com proterores labiais e hidratantes para reduzir rachaduras. 

Pode tomar banho quente? 

"A água quente é sempre contraindicada, já que resseca demais a pele, tirando toda a proteção gordurosa e natural", diz d'Auria.  O principal risco da água muito quente está na possível hipotensão arterial, provocada por conta da vasodilatação. Como consequência disso, o risco de desmaio durante o banho aumenta. 

Qual a melhor roupa?

Segundo o obstetra, as roupas das gestantes devem ser preferencialmente de algodão, evitando os tecidos sintéticos que são alergênicos  "Relembrando que os sutiãs devem ser somente de algodão e sem o ferro que pode machucar a mama", orienta.

É permitido consumir chá?

"Os chás durante a gravidez são muito bem-vindos, já que são hidratantes contínuos", diz o médico. No entanto, não são indicados chás com cafeína, ou seja, aqueles escuros, durante a gestação. De acordo com d'Auria, chá de erva cidreira e outros semelhantes funcionam muito bem para aquecer no inverno sem riscos ao bebê. 




Fonte: iG
logomarca do portal meionorte..com