Homem cego volta a ver após colocar o próprio dente no olho

Um homem passou por uma cirurgia radical e inusitada.

Um homem passou por uma cirurgia radical em Sydney, Austrália, para voltar a enxergar. John Ings, 72 anos, que era cego há 16 anos, perdeu a visão após contrair herpes quando mais jovem. Recentemente, ele resolveu tomar uma medida mais drástica e optou pelo procedimento chamado osteo-odonto Queratopróteses.

“Minha visão começou a ficar ruim nos últimos 16 anos e chegou ao ponto que eu não conseguia ver mais nada. O vírus da herpes comeu todo a minha córnea durante os anos”, contou John Ings ao jornal Goulburn Post.

A cirurgia foi feita em quatro partes e começa com um dos dentes dele sendo retirado. Em seguida, fura-se um buraco no meio dele, onde serão colocadas lentes. Logo depois, o dente foi costurado dentro da bochecha do paciente. No local, ele desenvolve tecidos e o próprio suprimento de sangue.

“Confiavámos que o dente ganharia o próprio suprimento de sangue e tecidos. Assim que o retiramos, ele era essencialmente um complexo vivo”, disse um dos médico, Shannon Webber, ao jornal. Três meses depois, o dente foi inserido na córnea. Em seguida, removeu-se tecido da boca e colocou-se em cima do dente para selá-lo.

Um buraco foi feito no tecido para que a nova lente pudesse ver o exterior. A operação já foi feita duas vezes com sucesso na Austrália.


Fonte: Com informações do Metropoles
logomarca do portal meionorte..com