Incêndio vindo debaixo da terra intriga moradores de Goiás

Área está sendo atingida pelo incêndio subterrâneo há dois meses.

Uma fumaça saindo de dentro da terra tem chamado a atenção de moradores de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com especialistas, trata-se de um incêndio subterrâneo, que atinge o material orgânico soterrado a mais de um metro de profundidade, um fenômeno raro. A população conta que nunca havia visto isso e que duas vacas já morreram queimadas no local.

De acordo com o biólogo Cássio Martins, como a região já foi um dia alagada, ao longo dos anos folhas e animais mortos formaram uma camada densa. Segundo ele, com o tempo ela foi soterrada e a vegetação cresceu por cima. No entanto, a terra é fofa, o oxigênio penetra, preenchendo os espaços entre as raízes e provocando a combustão.

“Como é um organossolo, rico em matéria orgânica, aconteceu a compactação ao longo de milhares de anos e, com o tempo, ela entrou em combustão e está queimando”, contou.

A área está sendo atingida pelo incêndio subterrâneo há dois meses, e foi isolada pelo Corpo de Bombeiros neste fim de semana, para evitar com que moradores desavisados se queimem ao passar pela terra em chamas.

Em nota, a Prefeitura de Águas Lindas de Goiás informou que a área é particular e que está tentando localizar os proprietários.


Fonte: Com informações do G1
logomarca do portal meionorte..com