Jovens ganham milhares de euros inventando notícias na Internet

Jovens ganham milhares de euros inventando notícias na Internet

Goran começou a publicar histórias sensacionalistas há poucos meses

Jovens da cidade de Veles, na Macedônia, estão ganhando muito dinheiro por publicarem notícias falsas. Essa cidade foi o local que mais surgiu notícias falsas durante as eleições americanas.

O jovem Goran (nome fictício), é um dos responsáveis por criar o site com essas notícias. Ele é apenas um entre centenas de outros adolescentes da Macedônia que trabalham em empresas caseiras na pequena cidade de Veles, de onde saíram várias notícias favoráveis a Donald Trump durante as eleições nos Estados Unidos.

Goran começou a publicar histórias sensacionalistas, geralmente plágios de sites americanos de direita, há poucos meses.

Depois de copiar e colar vários artigos, ele criou manchetes chamativas, pagou ao Facebook para compartilhá-las com americanos sedentos por notícias sobre Trump e quando essas pessoas clicararam, curtiram e compartilharam suas histórias, ele começou a ganhar dinheiro com as publicidades em seu site.

Goran diz ter trabalhado escrevendo histórias mentirosas durante apenas um mês, pelo qual recebeu 1,8 mil euros (R$ 6,6 mil). Mas ele conta que os colegas chegam a ganhar milhares de euros por dia.

Fonte: BBC Brasil