Motorista ganha prêmio por não buzinar nenhuma vez em 18 anos

"A buzina não é solução para o problema", diz ele

O trânsito na Índia é um caos. Todo mundo tenta dar um jeitinho de andar mais rápido ou fazer uma ultrapassagem perigosa que a buzina é praticamente uma extensão do braço do motorista: qualquer barbeiragem já é motivo de alerta sonoro.

Dipak Das, entretanto, acredita que a poluição sonora é um dos maiores problemas do país. Nos últimos anos, ele trabalhou como motorista particular de algumas celebridades locais, como o maestro Tanmoy Bose e o guitarrista Kunal. Todos elogiam a sua paciência ao volante, sem nunca recorrer à buzina.

Dipak Das: o cara mais paciente da Índia (Crédito: Reprodução )
Dipak Das: o cara mais paciente da Índia (Crédito: Reprodução )

Por conta disso, ele recebeu o prêmio Manush Sanman por ter ficado 18 anos sem buzinar nenhuma vez, “Eu acho que se um motorista seguir essa política de não buzinar, ele ficará mais alerta durante a condução. Se o motorista tem sensação correta de espaço, velocidade e tempo, ele não precisa usar a buzina”, explica.

Para Das, falta vontade dos motoristas e dos políticos em mudar essa realidade indiana. Ele tem um adesivo escrito “Buzina é um conceito. Eu cuido do seu coração”. O cara ainda é educado ao recusar o uso do alerta sonoro mesmo quando solicitado por algum passageiro. “Eu explico que a buzina não é a solução para o problema”, comenta.

Trânsito da India  (Crédito: Reprodução )
Trânsito da India (Crédito: Reprodução )

Fonte: Com informações do Megacurioso
logomarca do portal meionorte..com