O misterioso lago que surgiu da noite para o dia no deserto

Caso aconteceu em 2014, na Tunísia

Uma porção de água que surgiu no meio do nada, na Tunísia, em 2014, e causou estranheza entre os moradores da localidade.

A Tunísia bem no norte da África e possui uma grande extensão de desertos. Naquele ano, a seca estava ainda mais forte, então ninguém esperava que um lago fosse surgir do nada. Mesmo assim, em agosto, uma grande concentração de água surgiu na região de Gafsa, a 360 km de Tunes, capital do país. 

A descoberta foi feita por Mehdi Bilel enquanto ele voltava de um casamento no norte do país. O lago não estava lá dias antes, então de onde é que ele surgira? Rapidamente, a notícia se espalhou e virou uma atração turística, principalmente por conta do calor, que era próximo aos 40 graus Celsius. 

Lago surgiu em uma região extremamente árida
Lago surgiu em uma região extremamente árida

Isso se tornou um problema, já que a região é rica em fosfato, usado em fertilizantes, pesticidas, detergentes, fósforos e armas químicas, ou seja, não seria muito aconselhável nadar nas águas desse lago. Os moradores, no entanto, ignoraram esses avisos e nem mesmo a alta concentração de algas que surgiu poucos dias depois afastou os curiosos. Esse detalhe pode significar que as águas estavam paradas e não sendo renovadas, sendo potencialmente perigosas e contaminadas.

Acredita-se que um leve tremor de terra possa ter aberto uma fissura que encontrou um bolsão de água subterrâneo e jogou toda essa massa líquida para a superfície. O Lac de Gafsa possui profundidade de até 18 metros e cobre uma área de um hectare. 

Lago surgiu em uma região extremamente árida
Lago surgiu em uma região extremamente árida


Fonte: Com informações do Megacurioso
logomarca do portal meionorte..com