O que são os pontos vermelhos que surgem na pele após a depilação?

Manchas causam dor e coceiras

É cada vez mais comum que as pessoas, mulheres, principalmente, retirem os pelos de regiões como pernas, virilha e axila, e o método mais comum e mais barato de fazer a depilação é por meio de barbeadores, certo?

O problema é que, depois de raspar os pelinhos, muitas pessoas ficam com a pele irritada e cheia de pontinhos vermelhos, que, além de deixarem uma impressão visual indesejada, são conhecidos por causar dor e coceira.

Essas manchinhas têm a ver com sujeira. Muitas vezes, sem perceber, acabamos tomando algumas atitudes de saúde e beleza não muito higiênicas, e as lâminas dos barbeadores que usamos podem ser um ótimo exemplo disso.

Pontinhos que surgem após a depilação (Crédito: Reprodução)
Pontinhos que surgem após a depilação (Crédito: Reprodução)

O problema é que geralmente esses barbeadores ficam em algum lugar no box do banheiro, expostos às inúmeras bactérias típicas de um ambiente úmido. Quando em contato com a pele, que pode até mesmo ser danificada com pequenos cortes, o barbeador libera essas bactérias, que nos provocam a reação já tão conhecida.

Como evitar

Barbeadores velhos são verdadeiras colônias de bactérias, de restos de sabonete, de pele morta e de pedaços de pelos que acabaram ficando grudados às lâminas.

Para evitar esse ciclo nojento da depilação, troque de barbeadores com frequência, e sempre que for reutilizar um desses aparelhos, limpe tanto a sua pele quanto as lâminas do barbeador antes de iniciar o procedimento, dessa forma, você consegue eliminar bactérias e vestígios de pele morta.

Para aliviar a aparência irritada e avermelhada da pele logo após a depilação, a dica é posicionar uma toalha quente sobre o local. Se a alergia persistir depois de muitas horas e até mesmo após um dia da depilação, procure um dermatologista.




Fonte: Com informações do Megacurioso
logomarca do portal meionorte..com