Perda de peso: quantos minutos devo correr para queimar calorias?

Uma corrida lenta por um longo período ajuda a perder gordura

As pessoas correm por diferentes razões: saúde, beleza ou até mesmo relaxamento. Seja qual for o motivo que nos leva a correr, queimar calorias sempre é consequência do exercício. Enquanto alguns utilizam o treinamento como um método de distração, há quem relacione a quilometragem às calorias eliminadas.


Mas qual é o tempo mínimo que devemos correr para que o treino tenha efeito na perda de peso? Quantas vezes por semana devo me exercitar? Qual é a velocidade mais indicada para correr?Um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, e publicado pelo The Journal of Sports Medicine, indica que correr 5 km por dia e manter uma dieta saudável pode transformar o corpo. Correndo pelo menos 45 minutos diariamente, é possível perder mais de 4 quilos por mês.


Uma outra dúvida vem à tona quando o assunto é a perda de peso por meio da corrida: em quanto tempo vou ver os resultados dos meus treinos de 5 km por dia e da minha dieta saudável? A estimativa é que você perca de 1 a 2 quilos por semana. Obviamente, nem todo mundo tem a mesma quantidade de quilos para perder. É completamente diferente querer emagrecer 20 ou 4 quilos.

Outro ponto importante para alcançar todos os benefícios desse método é o ritmo. Uma corrida lenta por um longo período ajuda a perder gordura e queimar calorias, diz o estudo. Entretanto, para ganhar músculos, o ideal é fazer treinos de alta intensidade, como tiros curtos e intensos.

Segundo a pesquisa, as mulheres que alternam ritmo acelerado por dois ou três minutos e depois reduzem a velocidade pelo mesmo tempo têm mais chances de queimar calorias no dia seguinte ao treinamento.

Fonte: iG
logomarca do portal meionorte..com