Pesquisadores sugerem pistas circulares em aeroportos

Conceito pode acelerar operações aeroportuárias

A falta de capacidade de receber mais aeronaves em menos tempo nos aeroportos é uma das principais restrições ao crescimento do transporte aéreo. Entre um pouso ou uma decolagem, formam-se filas de aviões em solo e no ar, cada um esperando sua vez para apontar na pista e decolar, ou então realizar a aproximação para aterragem. No entanto, como propõe o Laboratório Nacional Aeroespacial da Holanda, essa questão pode ser solucionada, ou agilizada, com uma pista circular.

A “Endless Runway”, "Pista sem Fim" em português, é um conceito de aeroporto radical e inovador. Segundo os idealizadores do projeto, a pista circular tem potencial para acelerar as atividades de um terminal aéreo, permitindo o pouso e decolagem de até três aeronaves simultaneamente na mesma pista. Além disso, de acordo com o laboratório, ao agilizar as operações o nível de ruído e emissões também são reduzidos.

 pista circular, toda infra-estrutura do aeroporto pode ser montada no interior do círculo (Crédito: Reprodução)
pista circular, toda infra-estrutura do aeroporto pode ser montada no interior do círculo (Crédito: Reprodução)

Mas a principal característica da pista circular, como destaca seus projetistas, é a possibilidade de uma aeronave sempre pousar e decolar na condição ideal com vento de frente, evitando assim o vento cruzado, situação que exige muita perícia dos pilotos. Seja qual for sua força e direção, a Pista sem Fim se torna totalmente independente do vento, uma vez que as operações podem ser realizadas a partir de qualquer ponto da pista.

O Laboratório Nacional Aeroespacial da Holanda ainda afirma que uma pista circular com diâmetro de 3 km é suficientemente grande para garantir espaço para a toda infra-estrutura aeroportuária no interior do círculo. Isso torna o aeroporto mais compacto, seja ele regional ou internacional.

Fonte: Com informações do Uol
logomarca do portal meionorte..com