Por que choramos quando cortamos cebola?

Por que choramos quando cortamos cebola?

A explicação é simples e envolve a enxofre do solo

Você já se perguntou o motivo que leva os nossos olhos lacrimejarem quando cortamos cebolas? De acordo com pesquisadores, a explicação é simples.

Isso acontece porque as cebolas absorvem enxofre do solo e, quando são cortadas, algumas de suas células acabam se quebrando e liberam enzimas que reagem com esse elemento químico. Essa reação, por sua vez, dá origem a sulfóxidos de aminoácidos.

Essas substâncias acarretam na formação do altamente instável syn-propanethial-S-óxido, que nada mais é do que a união de ácido sulfúrico, dióxido de enxofre e sulfeto de hidrogênio. Quando a cebola é cortada, esses elementos agem pelo ar e entram em contato com a lubrificação dos olhos, causando a sensação de queimação.

Nosso cérebro recebe o aviso de que existe uma substância nos irritando e ativa nossas glândulas lacrimais, com a intenção de lavar nossos olhos e eliminar esses elementos intrusos por meio das lágrimas. Esse processo não ocorre com cebolas cozidas, porém, já que o cozimento interrompe a produção dessas enzimas agressivas.

Fonte: Mega Curioso