Por que ficamos tontos quando estamos bêbados?

Por que ficamos tontos quando estamos bêbados?

O álcool deixa o sangue mais fino e com menor densidade

Você já se perguntou por que quando se bebe demais, fica com sensação de que tudo está girando? Bom, isso acontece por causa do efeito que o álcool tem nos ouvidos.

Esse efeito vai especificamente na região minúscula chamada labirinto membranoso, que armazena o líquido endolinfa, responsável por nos manter em equilíbrio.

De acordo com pesquisadores, na medida em que nos movimentamos, a endolinfa vai se ajustando de modo a ficar nivelada dentro dessa estrutura que temos em nosso ouvido interno. Essa estrutura é formada por cílios minúsculos, que são como cabelos bem pequenos. O excesso de álcool faz com que esses cabelinhos se curvem, alterando os sinais que eles mandam ao cérebro, fazendo com que ele entenda que você está girando, mesmo que esteja totalmente parado.

O álcool deixa o sangue mais fino, e quando esse sangue vai para o centro do ouvido, acaba criando uma diferença de densidade entre os líquidos da região, distorcendo até mesmo o formato dos canais do labirinto membranoso. Para a situação melhorar, é manter os pés no chão e olhar fixamente para algum objeto – e não beber tanto assim, é claro.

Fonte: Você Sabia
logomarca do portal meionorte..com