Por que não conseguimos dormir direito em outras camas?

Por que não conseguimos dormir direito em outras camas?

Um dos motivos é a reação do nosso cérebro a novos ambientes

Um estudo realizado pela Universidade de Brown, em Rhode Island, Estados Unidos, mostrou o porquê de nós não conseguimos dormir direito quando vamos passar a noite uma cama que não é a nossa.

De acordo com o estudo, isso acontece por causa de uma reação do nosso cérebro à mudança de ambiente. Por mais que a cama desconhecida seja confortável, ou mesmo melhor que a sua, é muito difícil não dormir mal neste novo quarto, pelo menos nos primeiros dias de adaptação.

O estudo foi realizado com 35 voluntários jovens e saudáveis. Eles foram devidamente acomodados em camas que não eram originalmente a suas e o monitoramento iniciou assim que eles caíram no sono.

Conforme os pesquisadores, observaram que o hemisfério esquerdo do cérebro de cada voluntário, durante esta primeira noite, permanecia em vigília, enquanto o direito entrava no estado de relaxamento típico do sono. A explicação para isso, segundo o estudo, é que o cérebro tenta nos manter protegidos no ambiente desconhecido e não relaxa na tentativa de detectar possíveis ameaças ao nosso redor.

O mais interessante de tudo, conforme os pesquisadores, é que este comportamento alerta de parte do cérebro durante a noite em ambientes desconhecidos também pode ser observado em outros animais, como em baleias, golfinhos e pássaros. Logo, o fato de dormir mal em um lugar ou cama que você não conhece pode ser entendido como um instinto de sobrevivência, já que este é o momento em que ficamos mais vulneráveis.

Fonte: Segredos do Mundo
logomarca do portal meionorte..com