Por que o cachorro vira a cabeça quando falamos com ele?

Será que ele vira para ser fofinho e amolecer nosso coração?!

Já percebeu que muitas vezes, o cachorro vira a cabeça quando a gente fala com ele? Isso é muito comum quando você está falando diretamente com ele, como durante uma bronca, por exemplo. Mas, por que será que isso acontece? Será que o cachorro vira a cabeça quando a gente fala para ser fofinho e amolecer nosso coração?

Curioso sobre o assunto, Stanley Coren, professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá; resolveu investigar esse comportamento canino. E, segundo ele, o movimento de cabeça dos “dogs” está longe de ser um ato calculado para parecerem mais fofos.

Conforme sua pesquisa, o cachorro vira a cabeça quando a gente fala na tentativa de ver nosso rosto por inteiro. Isso porque, isso porque o focinho pode atrapalhar e muito esses animais a verem a parte inferior do rosto humano.

Segundo o pesquisador, os cães contam com uma inteligência emocional avançada. Entretanto, eles precisam ler tanto a boca quanto os olhos humanos para identificar a expressão facial no momento.

 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

O ato de virar a cabeça enquanto um humano fala, por exemplo, é muito mais usual em raças com o focinho mais longo. Dos 582 donos de cães que participaram do estudo, 71% dos que tinham cachorros com focinhos maiores perceberam o ato com certa frequência, contra 52% dos que têm cães de raça com focinhos achatados.

Conforme o cientista, para entendermos a dificuldade que pode ser para o melhor amigo do homem observar nossas feições, basta colocar um punho na frente de nosso nariz. Isso vai deixar a observação de certos detalhes, em determinados ângulos, assim como acontece com os cachorros.

Mas, mesmo sendo essa a principal resposta para a pergunta do começo do texto, Stanley acredita que o cachorro vira a cabeça quando a gente fala também por outras razões. A própria audição pode ser beneficiada nessa movimentação de cabeça, tendo em vista que uma boa parte de cães com focinhos achatados também fazem o gesto.

Isso, no entanto, ainda precisa ser estudado e comprovado. Conforme ele, esse foi apenas o primeiro estudo sobre o assunto e pode ser apenas um passo para encontrar a verdadeira resposta desse ato misterioso dos cãezinhos.

 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do Segredos do Mundo
logomarca do portal meionorte..com