Saiba como consumir ketchup de forma correta

A recomendação é controlar o consumo de ketchup

Nós conhecemos aspectos do lado ruim do condimento, que mostram como o ketchup faz mal à saúde. No entanto, não podemos deixar de lado o fato que o principal ingrediente do produto, o tomate, traz benefícios à saúde.


Conforme o médico ortomolecular Wilson Rondó Jr. afirmou, o tomate é rico em licopeno, uma substância com ação antioxidante que oferece proteção às células. Isso significa que ele pode colaborar com a beleza da pele, evitar doenças cardiovasculares, problemas visuais e inclusive o câncer.

Para passar longe dos perigos do ketchup, a recomendação é controlar o consumo, acrescentando uma quantidade pequena à refeição por vez, sem exagerar na porção. Além disso, outra tática importante é procurar versões mais saudáveis do condimento como as orgânicas ou caseiras que tragam uma quantidade mais baixa de açúcar, sódio e conservantes.

Até porque no processo de produção do ketchup os tomates costumam ser cozidos, ter a sua pele e sementes reduzidas e, então, cozidos novamente. Todo o processo é feito a uma temperatura muito alta e dura várias horas, o que elimina boa parte das vitaminas e minerais encontrados nos tomates. Daí a importância de se encontrar um ketchup que seja produzido de modo que os seus principais nutrientes sejam preservados.

Image title

Fonte: Mundo Boa Forma