Saiba como cuidar da barba para evitar acne e foliculite

Dermatologista dá dicas de como cuidar e escolher os produtos

A barba já foi um sinônimo de desleixo, mas hoje é um símbolo de estilo, virilidade e charme. Os homens perceberam que é possível utiliza-la de várias maneiras e fazer com que ela melhore o visual. Mas não é necessário apenas deixar os pelos crescerem, é preciso ter cuidados para que fique algo bonito e saudável.  

Com essa nova tendência, muitos homens passaram a aderir os diversos tipos de barba . Um bom exemplo é o publicitário Maurício Pinon, que resolveu deixar os pelos do rosto crescerem para passar uma imagem mais séria e responsável.

“Na época, estava com 20 anos e achava que sem barba tinha uma imagem jovem demais para o meu trabalho, e talvez uma barba bem cuidada poderia mudar isso. Deixei crescer e, neste período, só tirei uma única vez e me senti estranho”, lembra Maurício aos risos.

Dicas de higienização

A falta de cuidado na região pode ser um tiro pé, pois a pele ficará oleosa e isso pode causar  foliculite , acne e até escamações nos pelos. Para evitar esses problemas, é necessário manter sempre a limpeza em dia. A dermatologista do Hapvida Saúde Michelle Bonfim dá algumas dicas de como manter a região saudável.

“O primeiro passo, e mais fundamental de todos, é sempre lavar a barba ao menos duas vezes por dia – manhã e noite –, com sabonetes ou shampoos apropriados. Se houver seborreia , deve-se usar xampus anticaspa”, aconselha a especialista.

Agora, se os fios são rebeldes ou secos, a dermatologista indica o uso de condicionador , mas apenas duas vezes por semana porque se você usar o produto em excesso pode acabar estimulando a acne e a seborreia.

Pelos grandes protegem ou não?

Alguns acham que isso é exagero, porém pensar na higiene da barba é algo fundamental, já que ela fica perto da boca, ou seja, se a região não estiver limpa as chances ocorrer uma ocontaminação é grande. Justamente por esse motivo, não é indicado deixar que o bigode cubra os lábios.   

“Ao contrário que muitos pensam, os pelos grandes não protegem a pele. Se é mal cuidada, pode acumular sujeiras diversas e impurezas, estimulando o surgimento de diversos problemas, como mau cheiro, dermatites e até mesmo infecções”, enfatiza Michelle.

A especialista completa dizendo que em alguns casos um profissional também pode prescrever o uso de vitaminas específicas para o tipo de pele do paciente e esse complemento ajudará a manter os pelos mais bonitos.


Fonte: iG