Saiba porque ficamos corados quando sentimos vergonha

Reação é provocada pelo sistema nervoso

Sabe aqueles momentos nos quais você se encontra em alguma situação embaraçosa e, para piorar ainda mais as coisas, você fica com o rosto todo vermelho, deixando em evidência toda a sua vergonha?

Todo mundo já passou por isso e, de acordo com o pessoal do Asap Science, trata-se de um reflexo involuntário, e incontrolável, provocado pelo sistema nervoso simpático, aquele que é responsável pelas respostas de luta ou fuga em situações de estresse.

Quando nos encontramos em situações como essas, ocorre uma liberação de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco e respiratório, além de provocar a dilatação das pupilas e o redirecionamento da energia para os nossos músculos. Acontece que a vergonha que sentimos em momentos embaraçosos não deixa de ser um estresse, só que emocional, e é por essa razão que sentimos as mesmas reações que acabamos de descrever.

 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

A descarga de adrenalina também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos para melhorar o fluxo de sangue e oxigênio, o que, por sua vez, faz com que as nossas bochechas, e às vezes até o rosto inteiro, fiquem coradas. Mas, então, você deve estar se perguntando por que é que todo o nosso corpo não fica vermelho nessas situações.

O interessante é que apesar de as nossas veias normalmente não reagirem à adrenalina, as que se localizam nas faces reagem, e essa resposta é exclusiva dos seres humanos. Outro fato interessante é que os cientistas não sabem ao certo por que é que ficamos corados e, segundo o Asap Science, até mesmo Darwin se sentia intrigado, dizendo que essa era a mais peculiar e a mais humana de todas as expressões.


Fonte: Com informações do Megacurioso