Vírus bizarro pede nudes para não destruir seu computador

O nRansomware só desbloqueia seu PC se você desbloquear a roupa

O grupo hacker Malware Hunter Team, dedicado a encontrar software malicioso pela web, cruzou com um caso bizarro: um ransomware que pede nudes para desbloquear o computador infectado.

Um ransomware (ransom=resgate) é uma espécie de vírus que deixa seu computador inutilizável e te instrui a, geralmente, mandar dinheiro para alguém em troca de uma senha que vai liberar o acesso ao seu próprio PC. Isso é comum com redes empresariais, e eles geralmente pedem Bitcoins ou alguma outra criptomoeda, já que é mais difícil rastrear. No caso do nRansomware, entretanto, o buraco é mais embaixo e precisa ser enviado para um endereço no ProtonMail.


"Seu computador foi bloqueado", dizia a mensagem. "Você só pode destravar com um código especial. Crie uma conta no ProtonMail e mande um email para [email protected] Não vamos responder imediatamente. Depois que respondermos, você precisa mandar 10 nudes. Depois disso, vamos verificar se as nudes de fato são 'suas', e então vamos vendê-las na deep web. Depois disso, enviaremos uma chave para destravar seu computador."

A que ponto chegamos, não é mesmo? Não muito tempo atrás, um ciberataque que usava uma técnica semelhante causou problemas no mundo todo.

O nRansomware também executa uma música repetidamente enquanto bloqueia seu acesso. A música é o tema da série Curb Your Enthusiasm, sob o nome de arquivo your-mom-gay.mp3.

Medidas de segurança

Os cientistas de software da Kaspersky, agência especializada em segurança virtual, dizem que nunca é uma boa ideia "pagar" o resgate, ainda mais nesse caso, afinal são suas informações privadas. Vários sistemas já respondem bem contra esse tipo de ataque, e basta uma combinação de teclas para se salvar.

Isso se você usar Windows, claro. Quem usa Linux ou macOS não se preocupa tanto com esses riscos.

Fonte: Com informações do R7
logomarca do portal meionorte..com