Você sabe qual é a diferença entre cimento e concreto?

O cimento vem sendo utilizado há milênios

Apesar de todo mundo saber que tanto o concreto como o cimento são materiais indispensáveis para a construção civil, nem todo mundo consegue dizer qual é a diferença que existe entre os dois. De acordo com o site Today I Found Out, em termos gerais, a palavra “cimento” serve para designar qualquer substância utilizada para manter vários materiais juntos.

Já a palavra “concreto”, por outro lado, se refere a uma mistura de materiais, como areia, cascalho e outras pedrinhas, que pode ser combinada com água ou qualquer tipo de cimento. Em outras palavras, o concreto é a estrutura resultante da mistura do cimento e outros materiais, enquanto que o cimento é apenas um dos ingredientes que fazem parte da receita.

Outra coisa que nem todo mundo se dá conta é que o cimento vem sendo utilizado como aglomerante há milênios, e ninguém sabe dizer ao certo quando é que ele foi inventado. Existem evidências de que essa substância era usada pelos antigos macedônios, embora ela tenha sido popularizada mesmo durante o Império Romano, quando os romanos usavam esse material para construir incríveis estruturas, muitas das quais continuam de pé. 

Uma das formas mais antigas de cimento criadas pelos romanos consistia em uma mistura de cinzas vulcânicas e cal. Hoje em dia, entretanto, esse material normalmente apresenta duas formas, a hidráulica e a não hidráulica. A primeira forma se refere a qualquer tipo de cimento que precisa da adição de água para dar início à reação química que endurece a mistura e também a torna resistente à água.

Fonte: Com informações do Megacurioso
logomarca do portal meionorte..com