Você sabe quem é aquela moça que aparece nas notas do real?

Imagem representa a República

Você já percebeu que, nas cédulas em circulação no Brasil, além dos diversos animais que estampam a face reversa, como a arara nos bilhetes de R$ 10 e o mico-leão-dourado nos de R$ 20, também existe uma moça que aparece em todas as notas de real? A figura se parece à escultura de uma mulher, toda séria e sem olhos, ilustrando o lado anverso de todas as cédulas. Mas, afinal, quem é essa moça?

Cédulas de 50 reais (Crédito: Reprodução)
Cédulas de 50 reais (Crédito: Reprodução)

De acordo com o Banco Central do Brasil, trata-se de uma efígie simbólica, ou seja, uma ilustração que representa a República. No nosso país, ela foi interpretada sob a forma de uma escultura, e a imagem original que serviu de inspiração para essa representação foi o quadro “A Liberdade Guiando o Povo”, de Eugène Delacroix, no qual a Liberdade é apresentada na forma de uma mulher.

"A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix (Crédito: Reprodução)
"A Liberdade Guiando o Povo", de Eugène Delacroix (Crédito: Reprodução)

Assim, geralmente a imagem da República é representada por uma mulher vestindo o barrete da liberdade, uma espécie de touca, normalmente vermelha, que os republicanos franceses adotaram como uniforme durante a tomada da Bastilha.


Fonte: Com informações do Megacurioso
logomarca do portal meionorte..com