Curta Brasilia chega a sua sétima edição

Festival convida o público a mergulhar no audiovisual

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem em sua 7ª Edição traz como tema “Afinal o que é real?” e convida o público a mergulhar no futuro e experimentá-lo com vista a criar possibilidades, por meio de mostras especiais de curtas de ficção científica e debates acerca do gênero e do futuro do cinema e das novas narrativas.

O cinema vem exercendo influência no imaginário coletivo e num olhar para possíveis futuros desde os primórdios, ao sugerir novos rumos tomando como base a ciência e a ficção, expandindo a realidade e transitando entre espaço e tempo por meio da arte e da tecnologia. Nesse contexto, o cinema recria passados, presentes e futuros tanto possíveis como impossíveis (ficcionais), dado que cada obra, em particular, traz a chance de levar o espectador a vivenciar tempos, cenários e ser atravessado por temas e experiências.

Para a 7ª Edição do Festival, a organização preparou uma programação com o objetivo de propor reflexões sobre a capacidade de construção da realidade e sua multidimensionalidade. Em seus seis programas da Mostra Nacional de Curtas, estão filmes que ilustram o passado, ressignificam momentos que apontam para futuros possíveis, bem como discutem questões identitárias e lutas sociais por espaços e direitos, reforçados na Mostra Provocações. Estreia desta edição, a Mostra Tesourinha apresenta um panorama recente de curtas brasilienses. A tradicional Mostra Decibéis leva uma variedade de videoclipes para a grande tela. E na Mostra Calanguinho o público infantil é convidado a curtir e votar em curtas-metragens metragens de todo o Brasil.

As mostras internacionais são quatro: Espanha em Curtas, apresentando produções espanholas de ficção científica em parceria com a Embaixada da Espanha. Gênero também presente na Mostra À Francesa, com distopias e narrativas fantásticas, com apoio da Embaixada da França. A Mostra Holanda em Curtas, uma parceria com o Eye International e a Embaixada do Reino dos Países Baixos, exibe virtualidades em filmes que transitam por universos como o dos games e o da animação. Nesta edição, o Festival traz um olhar especial para a América Latina, por meio de parceria com o festival Bogoshorts na Mostra Colômbia em Curtas, que exibe filmes do país vizinho, com um recorte de sua recente produção.

Já a Mostra Surdocine desde ano exibe quatro episódios da série Crisálida, na qual jovens surdos enfrentam desafios em uma sociedade desenhada apenas para ouvintes. Outra novidade para esta edição é a sessão composta de três curtas nacionais com audiodescrição, sendo dois documentários e uma ficção que transitam entre os ambientes rural e urbano.

A 7ª Edição do Curta Brasília se abre ao visitante como um festival-experiência e o recebe com cenografia interativa, conceitualmente inspirada em diferentes dimensões e universos, montada no Foyer do Cine Brasília. O Espaço CVRTA VR, em parceria com o evento VR Days, oferece uma programação inédita de curtas e experiências imersivas em Realidade Virtual (VR) além de uma instalação exclusiva de coprodução Brasil-Holanda. Alinhado também às experiências imersivas, o Festival oferece ao público sessões em um planetário móvel de 360º na área externa. A experimentação virtual do visitante também se estenderá às artes visuais, com duas exposições mapeadas: Brasília vista de cima, de Diego Campos, e Brasília Retrofuturista, de Thiago Freitas. As sessões e ações em realidade virtual ganham força com a realização do Fórum VR composto de oficinas, debates e interações, com a presença de especialistas brasileiros e estrangeiros em novas tecnologias e narrativas imersivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES