Daniel Radcliffe vive amigo apaixonado na agradável comédia romântica “Será Que?”

Como é quase certo que todos algum dia já passaram ou passarão por isso, não é difícil para o público se identificar com Wallace

Daniel Radcliffe | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apaixonar-se pelo melhor amigo(a) é uma droga. Como é quase certo que todos algum dia já passaram ou passarão por isso, não é difícil para o público se identificar com Wallace, protagonista interpretado por Daniel Radcliffe em "Será Que"? (2013), que estreia nesta quinta (25).

No filme de Michael Dowse, o ator dá vida a um jovem inglês que abandonou a faculdade de Medicina e ainda sofre com o rompimento de seu namoro quando conhece a animadora Chantry (Zoe Kazan) em uma festa, em Toronto.

A sintonia entre os dois é instantânea e eles passam a noite conversando. Até que, ao levá-la para casa, o rapaz é surpreendido: a garota já tem namorado —e de longa data— e propõe que sejam amigos. Wallace desiste dela no início, mas, ao encontrá-la ocasionalmente no cinema, não resiste e engata uma amizade com Chantry.

Na ocasião, o personagem foi assistir a seu filme preferido, "A Princesa Prometida" (1987), de Rob Reiner, diretor de outro longa que é, claramente, uma referência para este: "Harry & Sally - Feitos um Para o Outro" (1989).

Alçado à categoria de clássico, a comédia romântica protagonizada por Meg Ryan e Billy Crystal foi seguida desde então por uma série de outras produções voltadas à questão da (im)possibilidade de homens e mulheres serem apenas amigos. E, nos últimos tempos, é notável a variação do tema em "Amizade Colorida" (2010) e "Sexo Sem Compromisso" (2010), quando também há envolvimento sexual na relação.

Apesar de ser um assunto tão recorrente nas telas, "Será Que"? tem como vantagem revisitá-lo de uma maneira bem agradável para o espectador. O roteiro de Elan Mastai, que adapta a peça "Toothpaste and Cigars", de T.J. Dawe e Michale Rinaldi, apela para o humor físico em raros momentos, já que o foco de sua comicidade está no próprio texto.

Os diálogos rápidos, sarcásticos e precisamente em sintonia do casal de protagonistas é envolvente, mesmo que fujam um pouco da realidade. Somados à animação dos desenhos da protagonista, que trabalha na área, e à trilha sonora indie, com direito a Edward Sharpe and Magnetic Zeros e Palma Violets, é impossível não vir à memória o clima de "(500) Dias com Ela" (2009).

No rastro da última comédia romântica cult, o novo trabalho de Michael Dowse, diretor de "Uma Noite Mais que Louca" (2011) e "Os Brutamontes" (2011), subverte alguns clichês do gênero. A sequência clássica do aeroporto é uma delas, assim como o cuidado em não personificar o antagonista como um canalha; Ben (Rafe Spall) pode até não ser um noivo totalmente interessante, mas está sempre preocupado com sua relação, mesmo estando distante de Chantry, quando viaja a trabalho para Dublin. Embora ceda um pouco em seu desfecho mais otimista, o filme ainda mantém um frescor ao dar a sua personagem feminina a chance de não desprezar sua própria carreira.

Zoe Kazan —neta do grande cineasta Elia Kazan—, aliás, é certeira no tom cômico de sua Chantry, como fez também em "Ruby Sparks: A Namorada Perfeita" (2012), firmando seu talento para comédias leves. Também conta a boa química entre ela e seu companheiro em cena, que não chega a atingir o mesmo nível dela aqui. Ainda assim, Daniel Radcliffe entrega uma performance carismática o suficiente para distrair o público de seu passado como Harry Potter.

Porém, é Adam Driver na pele de Allan, amigo de Wallace, o dono de algumas das melhores gags do longa. Uma prova do futuro promissor que aguarda o ator da série "Girls" (2012-) e de "Frances Ha" (2012), que estará no próximo episódio da saga "Star Wars", previsto para 2015.




Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES