Descoberta científica deverá revolucionar a hidratação da pele

A descoberta das “aquaporinas”, estruturas responsáveis pela hidratação intracelular, trará inúmeros benefícios para saúde e beleza da pele

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo a vice-presidente da SBD-SP, a descoberta das "aquaporinas", estruturas responsáveis pela hidratação intracelular, trará inúmeros benefícios para saúde e beleza da pele

As indústrias dos cosméticos estão a um passo de encontrar a fórmula química capaz de combater o envelhecimento precoce da pele e mantê-la hidratada com maior durabilidade e eficiência. São produtos de beleza, em caráter experimental, que visam prolongar o desempenho das "aquaporinas", estruturas protéicas que fazem o transporte da água entre as células de vários tecidos corporais, inclusive a pele.

De acordo com a dermatologista Dra. Flávia Addor, membro e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo (SBD-SP), o corpo humano vai perdendo a capacidade de formar as "aquaporinas" conforme o passar da idade, debilitando os órgãos do corpo e deixando a pele com um aspecto mais seco, favorecendo a evidência das rugas. Existem novos ativos em caráter experimental que prometem melhorar a hidratação do corpo, não só da camada córnea (superficial da pele) como também intracelular. A inovação está no equilíbrio das células, em levar os nutrientes necessários para a derme e manter a hidratação por muito mais tempo. "Hoje, os hidratantes não atuam na função celular, mas sim atraem e retêm água na superfície da pele", explica a dermatologista.

Outro benefício apontado pela médica é de que a descoberta pode auxiliar no tratamento de doenças como a psoríase, a dermatite de contato, a dermatite atópica e na melhora de queimaduras solares. "Doenças como essas passariam a ter um tratamento mais específico e eficiente, já que há evidencias da disfunção ou redução das "aquaporinas" nestas doenças".

Essas novas pesquisas aplicadas partiram da descoberta do médico e químico Peter Agre, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2003 por esse trabalho. O médico apontou em sua pesquisa a existência de canais na pele, formados por proteínas especiais com a função de transportar e permitir a entrada e saída da água na membrana celular. Esses canais foram chamados de "aquaporinas" e foram considerados essenciais para o funcionamento do organismo, já que a pele detém 70% de água.

Na opinião da Dra. Flávia Addor, o estudo de Peter Agre elevou a um novo patamar as pesquisas para a prevenção do envelhecimento da pele. "Se encontrarmos a fórmula de aplicação ideal, aumentando a capacidade ou expressão genética das aquaporinas, conseguiremos mantê-las em funcionamento por muito mais tempo, proporcionando a preservação da integridade da pele e a aplicação de um tratamento mais imediato e preciso das doenças de pele que se agravam com o ressecamento da epiderme", afirma a dermatologista.

Importância da hidratação

A pele tem diversas funções, como proteção física contra agressões externas, perdas de água do corpo, proteção imunológica através de suas células imunes, regulação térmica com a sudorese e a vasodilatação e proteção química através da secreção sebácea e sudorípara. A médica explica que, quando a pele está ressecada e desidratada, essas funções ficam comprometidas, por isso, a pele fica mais propensa ao aparecimento de doenças, como a dermatite atópica, dermatite de contato irritativa e eczema numular.

Desse modo, para ela, a pele seca não deve ser uma preocupação apenas estética. Segundo Flávia Addor, além de doenças, a pele seca pode causar incômodos como a coceira e, quando agravada, pode gerar um eczema. "O eczema é caracterizado como uma inflamação na pele com vermelhidão. A pele pode ficar descamativa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES