Dez coisas que você precisa ter em mente para fazer depilação

As dermatologistas Marcia Linhares e Fabiana Souto Maior enumeram algumas curiosidades sobre essa ação tão íntima e necessária no verão

A atriz Samara Felippo recebe os cuidados da doutora Marcia Linhares | Revista Shape
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Usar e abusar de roupas curtas e decotes é mesmo a cara do verão. A ordem, portanto, é estar com a depilação em dia. O que pode parecer algo simples e rotineiro na vida de qualquer mulher ? e cada vez mais dos homens também ?, pode esconder alguns segredinhos. ?Durante as altas temperaturas, as pessoas costumam se bronzear mais, o que deixa a pele sensível. É um dos fatores que pode prejudicar a depilação?, avisa a dermatologista Marcia Linhares - que atende Samara Felippo e Thiago Fragoso -, especializada em dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

É preciso cuidado e atenção para ter a pele lisinha e sedosa durante o verão. ?Quando nos depilamos, retiramos um fator de defesa da pele, deixando o caminho aberto para infecções. No verão, essa probabilidade aumenta em função do calor e da umidade?, explica Fabiana Souto Maior, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e sócia da Clínica Vous. Por suas mãos já passaram nomes como Daniella Sarahyba e Liliana Castro. Listamos, então, 10 curiosidades às quais você deve dar atenção sobre essa ação tão íntima e rotineira:

1) O ideal é não ir à praia, piscina ou sauna um dia antes e um dia após depilar-se para evitar manchas, irritações ou foliculites causadas pelo calor e suor.

2) As bolinhas que surgem algumas vezes são por inflamação do folículo. Podem ocorrer por má limpeza antes ou após a depilação, irritação por trauma (roupa apertada, passar a lâmina várias vezes no mesmo local, coçar), calor e umidade excessivos ou alergia ao produto aplicado.

3) As manchas aparecem por queimaduras da cera, trauma de repetição (passar várias vezes no mesmo local), depilação sobre área queimada de sol. A cera retira a camada mais superficial da pele e isso pode levar às manchas.

4) ?O método mais eficaz para evitar pelos encravados é a lâmina. Ela não retira o pelo totalmente, evitando que o folículo se feche sem que o pelo saia e encrave. O pior é a cera?, defende a doutora Fabiana. ?Quem tem problemas de foliculite deve recorrer ao laser, que impede o crescimento e acaba com as lesões?, resume a doutora Marcia.

5) Lâmina não engrossa mais os pelos. Ela apenas o parte em sua área mais grossa e quando cresce dá essa impressão. É mais eficaz quando feita na água quente, mas não muito para evitar queimaduras ou irritações devido à vasodilatação e fricção do aparelho.

6) O truque para deixar a virilha (e outras áreas) lisinha: fazer exfoliação 1 a 2 vezes por semana (exceto 24 horas antes e 48 horas apos a depilação), usar protetor solar sempre, manter a pele hidratada, começar a depilação a laser durante o inverno e usar cremes clareadores.

7) Após depilar: use algum tipo de gel calmante sem álcool na composição logo após e no dia seguinte. Cremes hidratantes são bons, mas nunca em seguida à depilação. Quem tem tendência à foliculite pode usados loções de antibióticos e corticoides, mas sempre prescrito por médicos.

8) O uso de biquíni molhado sobe a pele depilada pode desencadear foliculite pelo calor e umidade , favorecendo o crescimento de bactérias e fungos no local. E as temidas micoses também. Calcinhas de tecidos sintéticos podem causar irritações nas regiões íntimas.

9) Os bronzeadores ou autobronzeadores devem ser evitados antes da depilação e deve-se esperar pelo menos três dias para usá-los depois, para que a pele esteja regenerada e não manche.

10) Quem descolore os pelos deve dar preferência à lâmina, porque eles ficam fragilizados pelo descolorantes há grandes chances de se partirem. Quem optar por depilação a laser não precisa se preocupar, pois a descoloração não acontece no bulbo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES