Dicas para manter cabelos loiros bonitos e saudáveis no verão

É importante destacar que o loiro é delicado e exige cuidados para resistir ao sol, cloro e sal.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Cabelos loiros têm tudo a ver com verão. A afinidade entre os fios claros e a temporada de calor é tanta que algumas mulheres até arriscam trocar os cabelos escuros por fios mais claros, ou incrementar o castanho com mechas loiras. Vale tudo para entrar na estação mais quente do ano com a cor luminosa. Porém, é importante destacar que o loiro é delicado e exige cuidados para resistir ao sol, cloro e sal e permanecer com o tom vivo e original. Para ajudá-la nessa tarefa UOL Estilo conversou com o colorista Juha Antero, do salão MG Hair Design, de São Paulo, responsável pela cor de famosas como Adriane Galisteu e Yasmin Brunet, que a seguir esclarece cinco questões sobre o assunto e dá dicas para manter os fios claros mais saudáveis.

UOL Estilo: O que provoca aquele efeito esverdeado nos fios loiros? Como é possível evitar que isso aconteça?

Juha Antero: Os fios loiros são mais delicados por natureza e o aspecto esverdeado é um dos efeitos evidentes dessa fragilidade. A culpa desse efeito esverdeado, que em alguns casos aparece azulado, normalmente é do cloro das piscinas, e de metais contidos na água de poços artesianos e tubulações antigas. O cloro é muito agressivo, danifica até cabelos virgens; tubulações antigas de casas e prédios velhos têm muito cobre e por isso acaba impregnando na água; e os poços artesianos ? recurso muito utilizado por pousadas do nordeste do Brasil, por exemplo ? também têm muitos metais que impregnam na água. Para amenizar esse efeito, o ideal é lavar os cabelos com um xampu de limpeza profunda uma vez por semana e em seguida aplicar uma máscara ou condicionador bem hidratantes ? esse produto deve conter algum óleo na fórmula, como óleo de argan, abacate, macadâmia, amarula, girassol ou mesmo manteiga de karité, que é muito hidratante. Para saber, basta ler o rótulo. Além do esverdeado, alguns cabelos loiros ficam amarelados no verão, um amarelo forte, artificial, que compromete o visual. Quando isso acontecer, é indicado lavar os cabelos uma vez por semana com xampu com pigmentos violetas, que geralmente são os indicados para cabelos loiros. E nesse caso também deve-se aplicar um produto de hidratação potente após o xampu.

Como manter a cor iluminada o verão inteiro?

A única coisa que se deve fazer é tratar os fios uma vez por semana, para deixá-los bem hidratados, como expliquei na questão anterior. O tratamento ideal pode ser feito uma vez por semana em casa, intercalando dois tipos de produto ? uma máscara reconstrutora e um produto hidratante que contenha óleos (argan, macadâmia, girassol, manteiga de karité etc). Atualmente, tanto as máscaras quanto esses produtos mais oleosos são elaborados com alta tecnologia, o que os tornam mais concentrados e potentes para o tratamento em casa. Outro cuidado infalível para proteger os cabelos loiros no verão é aplicar óleo nos fios. No dia em que lavar e utilizar a máscara ou o hidratante vale a pena aplicar um óleo sem enxágue. Fora isso, outros recursos favorecem o brilho e a cor dos cabelos loiros, como usar um xampu de brilho (é importante alternar marcas), spray de brilho, produtos bifásicos que misturam óleo e água, que se usa como leave-in, inclusive, esse produto pode ser usados até em cabelos mais finos sem ficar pesado, por ser bifásico dilui o óleo e não pesa. Além disso, ao contrário do que a maioria das mulheres faz, não recomendo tonalizante para dar brilho. O segredo é tratar o cabelo e proteger do excesso de sol, de preferência com chapéu ou boné, além de usar filtro solar. Outro mito sobre os cabelos loiros é aquele que o cabelo clareia com o sol, sim é verdade, mas sem exagero; caso contrário, o cabelo ficará ressecado.

Como manter os cabelos saudáveis nessa época em que se usa muito secador e chapinha (por conta de compromissos e festas). Isso sem contar o desgaste de ressecamento provocado pelo cloro, sal e sol.

O primeiro passo é evitar fazer escova, chapinha e babyliss, já que o sol, o sal e o cloro, que danificam muito, são inevitáveis. O ideal é deixar essas técnicas para o inverno. E já que a época é de festas e encontros, o que exige cabelos produzidos, vale abusar dos penteados, como tranças, rabo de cavalo e coques. Fica diferente e é uma boa alternativa pra se libertar da escova e da chapinha, sem contar que refresca. Se as mulheres evitarem os aparelhos que aquecem os fios e não deixarem de fazer as hidratações semanais os cabelos ficarão saudáveis e bonitos, mesmo no verão.

Alguma dica para quem resolve ficar loira de uma hora para outra?

Quando uma mulher tiver esse desejo ela só precisa saber se realmente vai conseguir fazer a manutenção necessária. É preciso fazer retoque, hidratação e proteger do sol constantemente. Ela terá algumas limitações por conta do calor, da piscina, do mar, isto é, vai dar um pouco de trabalho. Se ela não estiver preparada para cuidar, vai ficar com aquele loiro mal tratado que ninguém quer. Para quem deseja ter um toque de loiro nos cabelos, uma boa saída é lançar mão desses estilos modernos, que estão em alta, como clarear mais as pontas e de leve, sem ser tão radical. Para quem decide fazer luzes, com mechas da raiz às pontas, é melhor ir com cautela e pensar muito bem antes.

E qual a cor do momento?

Continuam esses reflexos com efeito mais casual, nada muito certinho, como uma balaiage livre e mechas despojadas. Para a maioria das pessoas fica legal. O ideal é ter textura na cor, o que se consegue com técnicas que deixam o tom irregular, sem ser muito definido. O segredo é produzir um loiro artesanal, sem ser chapado e sem ser no cabelo todo, esse é um estilo bonito, que fica bem até para morenas. Basta explicar para o tinturista esse conceito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES