Dietas exageradas da moda aumentam risco de doença

Restrições exageradas para emagrecer geram carência de nutrientes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ideal seria existir uma fórmula mágica, capaz de emagrecer qualquer ser humano do dia para a noite. Mas, no lugar dela, o que existem são dietas da moda, com promessas de resultados rápidos.

Muitas funcionam razoavelmente bem porque são bastante restritivas. O problema é que além de restringirem calorias, elas privam a pessoa de nutrientes fundamentais ao organismo. O resultado pode ser bem grave como osteoporose, fragilidade imunológica, anemia e doenças cardíacas.

Para piorar, essa conta só é cobrada muito tarde. A pessoa primeiro curte seu corpo mais magro, mais em forma. ?Podem passar meses ou até anos antes de algum sintoma aparecer?, afirma o médico Durval Riba Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.

Ele admite que as dietas da moda, também chamadas de dietas populares, podem representar um incentivo para a pessoa começar a perder peso. ?Mas ninguém aguenta isso por muito tempo?, afirma.

Riba Filho cita um estudo alemão, de 2001, no qual a taxa de abandono destas dietas chega a 100% após dois anos. Então, a pessoa volta a engordar e pode adotar outra dieta restritiva para reverter o processo. É um efeito sanfona, que vai acumulando danos ao organismo.

Doença

?A obesidade não é vista como doença, por isso não é tratada como tal?, afirma o médico. Ele sugere uma postura de constante prevenção, especialmente se a pessoa tiver alguma predisposição genética.

?O trabalho deve começar na gestação. Se a mãe ganhar mais de 25 quilos, ela dá mais adiposidade ao feto?, alerta. No decorrer da vida, o médico explica que é importante nunca abandonar a combinação exercícios regulares com alimentação saudável.

O valor calórico das refeições varia de acordo com a necessidade de cada pessoa ou de cada momento na vida da pessoa. Esse valor pode reduzir ou aumentar, depende do que for preciso, emagrecer ou apenas manter o peso. Mas tudo é feito considerando um equilíbrio nutricional para que não falte nada importante, que vá fazer falta depois.

?Acompanhamento e orientação nutricional são importantes. É como um treino, a pessoa precisa de incentivo para continuar?, diz o nutrólogo.

Principais deficiências

A falta de nutrientes é chamada pelos médicos de fome oculta. Significa que a pessoa não sente fome, pois está saciada pela ingestão de alimentos pobres em nutrientes, mas o organismo sente ?fome?, devido à falta de substâncias importantes.

?Sem ferro na alimentação a pessoa pode ter anemia?, alerta o médico. O nutriente é encontrado em carnes vermelhas, principalmente no fígado. Entre os vegetais, há ferro nos de cor verde-escura, como agrião, couve e cheiro-verde. Existe ferro também no feijão, no grão-de-bico, na ervilha e na lentilha.

O médico ainda alerta para a falta de cálcio, presente no leite e em seus derivados, que pode causar osteopenia ou osteoporose, especialmente em mulheres. A doença deixa os ossos fracos e quebradiços, o que representa um problema incapacitante na terceira idade por agravar as consequências das quedas.

Você é o que você come

Outro nutriente que costuma faltar em dietas sem orientação é o selênio. Ele é importante para o fortalecimento do sistema imunológico. Sem ele, a pessoa se torna mais vulnerável a doenças oportunistas e pode ter dores musculares com mais facilidade. A maior fonte de selênio é a castanha-do-pará, seguida por salmão, farelo de trigo, ostras, semente de girassol, camarão, milho, arroz, alho, cogumelo e amêndoa.

O médico afirma ainda que é importante ter boas fontes de magnésio na alimentação pela saúde do coração. ?Ele ajuda a metabolizar enzimas relacionadas à frequência cardíaca?, diz o especialista. O magnésio pode ser encontrado no farelo de trigo, no leite e nas carnes. O potássio é importante também para coração e músculos, ele pode ser encontrado em frutas como abacaxi, banana e abacate.

O efeito sanfona em pessoas que fazem dietas restritivas demais, com deficiência de nutrientes, combina os danos da falta de nutrientes com os do excesso de peso. Um potencializa o outro.

?Por isso insistimos na educação alimentar?, afirma o médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES