Documentário assustador da Netflix detalha os crimes do “Palhaço Assassino”

Gacy assassinou 33 jovens - entre eles menores de 18 anos - e os enterrou em sua casa em Norwood Park, em Chicago (EUA)

Gacy | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

John Wayne Gacy é tema do documentário "Conversando com um Serial Killer: O Palhaço Assassino", agora disponível na Netflix. A produção do diretor de crimes reais Joe Berlinge apresenta entrevistas em áudio inéditas dos crimes perturbadores cometidos por um homem que era visto como "alegre e amigável". Com informações do ET online.

Conhecido como o Palhaço Assassino, Gacy assassinou 33 jovens - entre eles menores de 18 anos - e os enterrou em sua casa em Norwood Park, Illinois, entre os anos de 1972 e 1978, antes que uma investigação sobre o desaparecimento de um adolescente de Des Plaines levasse à sua prisão. Embora condenado por 33 assassinatos, muitos acreditam que Gacy, que foi condenado à morte e morreu em 1994, é responsável por mais assassinatos ou desaparecimentos não resolvidos. 

Gacy assassinou 33 jovens (Foto: reprodução)

Apesar de cometer crimes tão hediondos, a série documental de três partes mostra como Gacy conseguiu se safar – e isso foi em grande parte devido à maneira como ele parecia e agia na sociedade. Antes de seu primeiro assassinato, ele era casado e aspirava a político em Wisconsin, onde era capitão da delegacia democrata, antes de se mudar para os subúrbios de Chicago, onde dirigia uma empresa de reformas. 

Da mesma forma que outros assassinos da época, Gacy se aproveitou da confiança que as pessoas tinham nele. “Ele se apresentou como muito avuncular e confiável, assim como Bundy”, diz Berlinger, acrescentando: “Só porque alguém parece e age de uma certa maneira, não significa que você pode confiar nele”.

O documentário é uma retrospectiva de como “as atitudes predominantes em relação à comunidade LGBTQ foram o que permitiram que Gacy florescesse”. Muitas das vítimas de Gacy eram jovens gays.  De acordo com Martha Fourt, uma defensora LGBTQ+ de Illinois, “Ser gay na década de 1970 era um mundo diferente. A falta de confiança entre a comunidade gay e a polícia tornou ainda menos provável que crimes contra jovens fossem denunciados ou acreditados.”

Leia Mais

E a esse respeito, a série lança mais luz sobre as vítimas, com uma parte mostrando como um homem gay foi à polícia acusando Gacy de estupro e tortura, mas acabou tendo que perseguir o assassino por conta própria, e outra apresentando entrevista de câmera com Steve Nemmers, um dos primeiros sobreviventes de Gacy que ainda é assombrado por seus encontros com o assassino até hoje. 

“Ninguém sabia nada sobre isso porque, se você fosse gay, se sentiria desconfortável até mesmo denunciando uma possível agressão porque estava infringindo a lei”, diz Berlinger. “Além disso, a polícia não levou isso a sério… a polícia só tinha homofobia e indiferença em relação a essa comunidade”. 

O documentário é rápido em apontar que as críticas da série documental aos preconceitos da aplicação da lei na época não são direcionadas às autoridades cuja investigação sobre Gacy levou não apenas à sua prisão, mas à descoberta e escavação de todos os outros adolescentes desaparecidos, cujas mortes não teriam sido relatadas. 

“Os caras do programa agiram heroicamente e perceberam os erros do passado”, diz Berlinger. “Então, eu dou a esses policiais todo o crédito do mundo.” 

Seu heroísmo, no entanto, não compensa o fato de que Gacy foi capaz de cometer tantos assassinatos quanto ele, o que torna ouvir suas fitas de áudio ainda mais arrepiante – e até assustador às vezes. “É realmente uma história assustadora”, reconhece Berlinger. “É horrível.” 

Mas para o diretor, isso também é o que torna essa história mais importante para contar. “É algo que você tem que sempre se lembrar. Tipo, não esqueça que isso é verdade e obscuro e você tem a responsabilidade com as vítimas de garantir que você nunca esqueça isso”, diz ele.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES