Documentário ‘Espero Tua (Re)volta’, de Eliza Capai, compete no Festival de Berlim

O longa é o único representante brasileiro na mostra geração

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O documentário “Espero Tua (Re)volta”, de Eliza Capai, faz estreia mundial no Festival de Berlim 2019, que acontece entre 7 e 17 de fevereiro. Serão quatro exibições, sendo a première no sábado, 9, às 16h, horário local. O filme reflete a partir das lutas estudantis a recente história brasileira. Além de material inédito, o longa utiliza reportagens da época e imagens de arquivo das marchas e ocupações. O filme é uma produção da TVa2, com coprodução da Globo Filmes/Globonews, através da Lei de Audiovisual, em conjunto com investimentos do Fundo Setorial (BRDE/Ancine), através de parceria com o Canal Curta! e distribuição da Taturana Mobilização Social.

Espero tua (Re)volta traz o ponto de vista das lutas estudantis a partir do olhar de três jovens, ex-secundaristas: Lucas “Koka”, Marcela Jesus e Nayara Souza. Eles relembram os eventos de 2013, até chegarem ao processo de impeachment de Dilma Rousseff em 2016 e à vitória do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro em 2018. O ponto central do filme são as ocupações das escolas paulistas em 2015, em resposta a reorganização escolar anunciada pelo governo paulista de Geraldo Alckmin. A proposta previa o fechamento de mais de 90 escolas e o remanejamento de cerca de 300 mil alunos para outras unidades. Sob o lema “Ocupar e resistir”, os estudantes protagonizaram a ocupação de mais de 200 escolas, o que serviu de inspiração para jovens de todo o país.

Os três narradores do filme propõem diferentes pontos de vista e vivências, mas têm em comum o ativismo por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. As lutas por direitos coletivos acabaram por lhes render também importantes conquistas individuais: a partir dos debates de feminismo, temas LGBT e antirracismo realizados dentro das ocupações, os jovens transformaram suas relações e suas próprias formas de se verem e se apresentarem no mundo.

“Nosso desafio central foi contar a partir dos estudantes como ocorreram as marchas e ocupações para um público amplo, que vai dos secundaristas a pessoas com visões políticas diversas e opostas. O intuito do filme é investigar sobre a importância destas lutas tanto para a sociedade de uma forma mais ampla, quanto para transformações pessoais dos jovens protagonistas. O objetivo disso é que quem assista, quer concorde ou não com a atuação dos estudantes, consiga refletir sobre o que significa ativismo, em um momento em que amplos setores brasileiros se esforçam em sua criminalização”, explica a diretora Eliza Capai.

Para mais informações acesse: https://www.facebook.com/esperotuarevolta/

Sinopse

Quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. Espero Tua (Re)volta acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade.

Serviço



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES