SEÇÕES

É verdade que vinho tinto causa dor de cabeça?

Vinhos de má qualidade causam as enxaquecas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma das bebidas mais tradicionais de todas é conhecida também por causar um efeito indesejado em muitas pessoas: dores de cabeça. Ainda que muita gente acredite que apenas vinhos e má qualidade causem as enxaquecas, a verdade é que não é bem assim: muitas vezes, as dores têm relação com alguma substância presente na bebida.

Alimentos e bebidas fermentados, como é o caso do vinho e do queijo, têm, em sua composição, substâncias conhecidas como histaminas, que provocam sintomas alérgicos. O vinho tinto é conhecido por ter níveis mais elevados dessa substância – além do mais, o consumo de álcool por si só já aumenta os níveis de histamina na correte sanguínea.

Para evitar as dores de cabeça, o ideal é tomar um anti-histamínico mais ou menos uma hora antes de começar a beber – é preciso ter cuidado, no entanto, com outras reações eventuais do consumo de álcool com o do medicamento. Além do mais, beber com moderação é fundamental para não ter problemas de saúde.

Outras substâncias

Outra substância presente em queijos e em vinho tinto é a tiramina, um aminoácido naturalmente produzido durante a fermentação. Essa substância altera nossa pressão sanguínea e é conhecida também por causar enxaquecas. Para evitar esse problema, não consuma vinho com queijo ou com outros produtos que foram fermentados.

Já a prostaglandina é um componente presente no vinho e que também tem relação com dores e inflamações. Para driblar esse efeito indesejado, o ideal é tomar aspirina ou ibuprofeno antes de encher a taça. Isso, claro, é uma dica que deve ser colocada em prática com moderação, já que a administração desses medicamentos juntamente com o álcool causa problemas de fígado.

Tem mais!

Os taninos e os fenólicos são componentes da casca da uva e que agem dilatando os vasos sanguíneos – o resultado? Dores de cabeça, é claro. A dica aqui é simplesmente evitar o consumo de vinho tinto e não beber quando estiver de cabeça quente, já que o estresse também atua como vasodilatador, o que é pior para as dores de cabeça. Procure por vinhos que sejam feitos com uvas de baixo teor de taninos, como a Pinot Noir.

Agora se a questão é lidar melhor com a ressaca, saiba que ela geralmente é causada por desidratação, então o ideal é consumir água enquanto bebe vinho para se manter hidratado, além, é claro, de dar preferência aos produtos com menos teor alcoólico e de sempre, sempre mesmo, beber com moderação e somente quando não estiver dirigindo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos