Em 2022, FestLuso será maior e deve contar com artistas de 8 países

Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal estarão em 2022

Chico Diaz durante encenação | Margareth Leite
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A 11ª edição do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) foi encerrada neste domingo (28). Para os curadores, o evento cumpriu sua missão e para 2022 foi anunciada a participação de 8 países, como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal.

“Esse elo da lusofonia ficou mais fortalecido, após esse difícil momento pandêmico. O festival cumpre a sua função, ele trouxe para cena questões raciais, as ancestralidades e nos mostrou como produzir nesse tempo de pandemia, de confinamento, isolamento e falta de liberdade. O FestLuso cumpriu a missão de discutir assuntos relevantes”, disse o curador do evento, Francisco Pellé, que agradeceu à equipe do festival e o público presente.

O FestLuso aconteceu de 22 a 28 deste mês e reuniu grupos de países da língua portuguesa, tendo participações de espetáculos de Portugal, Moçambique, Rio de Janeiro, Ceará, Piauí e Bahia, além de convidados de Pernambuco. O evento teve apresentações culturais, oficinas, exibição de filme, lançamentos de livros, músicas, sarau, poesia e roda de conversa.

Chico Diaz em atuação no Theatro 4 de Setembro (Margareth Leite)

Pellé destacou que todos estavam receosos em fazer uma edição em período pandêmico, mas o balanço é bastante positivo, trazendo um formato híbrido e em espaço com público limitado. A ideia é o festival retornar no próximo ano no mês de agosto. Além disso, o público foi receptivo com a exigência nos espetáculos do uso de cartão de vacinação e uso de máscara.

“Era preciso marcar presença e dizer: estamos aqui e vamos continuar. Valeu a pena e vale a pena continuar investindo em eventos que deem visibilidade para a cidade de Teresina, além de integrar artistas, pesquisadores, diretores e pessoas envolvidas na temática dos países falantes da língua portuguesa”.

Francisco Pellé é curador do FestLuso (Margareth Leite)

Arte é absolutamente necessaria

Ao participar do projeto “O Poeta e Sua Hora”, a escritora e poeta Cida Pedrosa, ganhadora do prêmio Jabuti 2020, destacou a importância da cultura e do Festival de Teatro Lusófono (FestLuso). “Língua é poder e unir pessoas com a mesma língua, que nem sempre se encontraram para gritar em alto e bom som que a arte é necessária neste momento de pandemia que não puderam viver de sua arte”, disse a escritora, que também é vereadora em Recife pelo PCdoB. Em Teresina, Cida lançou “Solo para Vialejo” que foi escolhido livro do ano no Prêmio Jabuti. Cida Pedrosa destacou a importância de fazer política numa era de fake News.

“Eu não tenho dúvida que da mesma forma que a arte é absolutamente necessária, a política também é. A existência e o exercício da política é a existência da própria democracia. Não existe democracia sem política e a gente precisa desmistificar isso porque a direita e os fascistas passaram a descredibilizar os políticos e as políticas para poderem fazer seu discurso autoritário”, disse Cida Pedrosa.

O FestLuso 2021 tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí / SECULT / SIEC e Equatorial Piauí; apoio República Portuguesa – Cultura e Dg’Artes; produção: Navilouca Produções e realização: Grupo Harém de Teatro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES