Em livro, Lucilia Diniz conta como emagreceu 61 kg

A transformação radical fez Lucilia Diniz perder 61 quilos

Lucila | Terra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Emagrecer e atingir a tão sonhada forma desejada é o objetivo de inúmeras pessoas. Uma das referências nesse assunto é a empresária Lucilia Diniz, autora de diversos livros sobre vida saudável e alimentação correta, que lançou a edição atualizada do livro O Prazer de Viver Light.

Depois de emagrecer 61 kg e colher os inúmeros benefícios causados pela transformação ela se tornou uma das maiores especialistas em vida saudável. Aos 53 anos, Lucilia revela em entrevista as dificuldades para emagrecer, revela como mantém seus 60 kg e comenta quais são os erros mais comuns nas dietas.

Na recente publicação, ela explica como conseguiu vencer os maus hábitos, elevar a auto-estima e virar referência em alimentação equilibrada. Além disso, ela inclui dicas, receitas e responde às dúvidas mais comuns sobre dieta.

- Em qual momento você decidiu que mudaria seus hábitos alimentares? Qual foi o "turning point"?

Lucilia - Há uma crença geral de que o estalo da mudança só acontece quando vivemos um momento crucial. Tem gente que até espera uma má notícia para que "caia a ficha". Comigo, não foi assim. Eu simplesmente acordei um dia, cansada de me sentir um fracasso, e resolvida a assumir as rédeas da minha vida.

O que a motivou a mudar?

Foi a busca por uma nova estética ou a saúde? A minha maior motivação foi não poder mais sentar no chão para brincar com os meus filhos. Havia muitas coisas erradas comigo, a começar pelo próprio corpo. Os sinais dos maus hábitos eram evidentes. Fumava três maços e meio de cigarro por dia e pesava mais de 120 kg. Resolvi mudar de vida. Caso contrário, teria que me conformar de uma vez por todas a ser daquele jeito para o resto da vida. E isso era algo que eu não queria: me conformar.

Como foi o processo da perda de peso? Qual a parte mais difícil?

Foi lento e contínuo. Levei dois anos. A parte mais difícil é entender que toda escolha representa também uma perda. Optar por um caminho significa deixar outros de lado que, embora não levem a lugar algum, podem parecer mais confortáveis. Difícil em um primeiro momento é sair da zona de conforto.

O que você cortou da sua dieta e sente falta?

Cortei açúcar, fritura, álcool e passei a ter mais cuidado com gorduras e carboidratos refinados. Hoje não sinto falta de nada porque meu corpo já reaprendeu a comer. Antigamente, eu gostava de pastel de feira, por exemplo. Hoje, não gosto nem do cheiro.

Você acha que a cirurgia plástica é essencial na redução de peso? Quantas já fez e onde?

Essencial é cuidar daquilo que te incomoda. Fiz algumas cirurgias plásticas. Mas para emagrecer não precisa fazer cirurgia. Basta cuidar da alimentação e fazer exercícios.

Quais eram seus principais erros na forma de se alimentar?

O erro era comer muito de tudo, ingerir açúcar sem necessidade - nos refrigerantes por exemplo - e querer tapar buraco existencial com comida. Depois, era subestimar as calorias escondidas em cada prato.

Onde as pessoas mais erram?

Erram ao achar que tudo que é saudável emagrece, o que não é verdade. Azeite, frutas, pão integral, castanhas, soja, vinho... como há muitas evidências de que esses alimentos são bons para a saúde, muita gente acaba pensando que pode consumir tudo isso à vontade.

A vida amorosa mudou muito depois no novo visual? Muitos amores surgiram com a vida nova?

Mudou bastante. Quem emagrece ganha autoconfiança, sente-se feliz. E autoconfiança atrai muitas coisas boas e você só quer o que te deixa feliz.

O sexo, de fato, melhora quando renovamos nosso corpo?

Tudo que melhora a autoestima melhora o sexo. Renovar o corpo, transformar tudo que não me deixa feliz. Esse é o meu lema. Sua vitória resultou em livros e uma linha de produtos light.

Pretende mais alguma novidade nessa área?

Estou com o Programa Lucilia Diniz todos os sábados na RedeTV! Esse é o meu projeto mais recente, com o qual estou bastante envolvida.

Quais as dicas você dá para as pessoas que pretendem começar uma dieta?

Em primeiro lugar, comece já. Não deixe para amanhã. Faça algo diferente, agora se puder, por exemplo uma caminhada. Não espere o melhor dia para começar a dieta. Eu esperei por 38 anos e esse dia nunca veio. A maioria das pessoas que quer emagrecer já sabe por onde começar: cuidando da alimentação e fazendo exercícios. Depois, será preciso lutar contra a mesmice - a começar por aquele frango grelhado com legumes que ninguém agüenta mais.

Buscar receitas e informações sobre alimentação e vida saudável é fundamental para que tudo não caia na rotina. Afinal, emagrecer é relativamente fácil. O difícil é manter.

É possível comer de tudo e manter a estética desejável?

Claro. Eu por exemplo como de tudo, até pão com manteiga no café da manhã. Só dispenso aquilo que não tem nutrientes. Só não podemos esquecer que comer de tudo também significa comer hortaliças e vegetais variados. Quem se esquece disso, não come de tudo.

Ginástica é essencial?

Essencial. Tanto a musculação quanto o aeróbico. O treino que faço pela manhã mantém meu metabolismo acelerado o dia inteiro.

E como manter o mesmo peso ao longo dos anos?

Fazendo da criatividade a nossa principal aliada. Enjoar da comida e do exercício não pode ser motivo de desânimo. Há muitas coisas novas - receitas, conceitos, truques de alimentação - para serem descobertas.

Por fim, há alguma dieta melhor que a outra, ou depende muito das condições físicas de cada um?

Não acredito em dieta, e sim, em reeducação alimentar. Ter consciência do que se come e para que se come. Uma vez que se aprende isso o problema se resolve. Veja bem, de nada vale começar algo que você sabe que não levará adiante. Quem faz isso acaba engrossando as piores estatísticas, já que a imensa maioria das pessoas falha ao adotar uma nova dieta. Emagrecem no início e engordam tudo novamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES