Enem será realizado em 6 e 7 de novembro

O ministro já discute a possível data com órgãos participantes há cerca de um mês

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou a intenção de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 6 e 7 de novembro, depois dos dois turnos das eleições. A afirmação foi feita no encontro internacional "Em busca de uma política de comunicação para a educação latinoamericana", que ocorre em Foz de Iguaçu, no Paraná.

Segundo o ministro, falta apenas confirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Ministério da Educação (MEC) e o Inep estudam nova data para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), previsto inicialmente para 7 de novembro. Haddad disse esperar que o resultado do Enem saia na primeira semana de janeiro de 2011.

O ministro já discute a possível data com órgãos participantes há cerca de um mês. Em março, em uma discussão com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Haddad já havia mostrado interesse em realizar a prova em 6 e 7 de novembro. Segundo informações divulgadas pela Andifes na ocasião, as inscrições para a prova devem começar em junho ou julho, e o processo deve estar concluído até janeiro de 2011.

No ano passado, a realização do Enem foi prejudicada devido ao vazamento da prova e o adiamento da data de realização, que alterou o calendário de vestibulares em todo o país. Cinco homens foram indiciados pelo roubo da prova.

Depois da fraude, o Ministério da Educação trocou de gráfica e de consórcio para realizar o exame do ano passado. Para o Enem deste ano, as empresas ainda não foram escolhidas.

Outros problemas ocorreram na hora da inscrição dos estudantes nos cursos de instituições que aderiram à nota do Enem pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os candidatos não conseguiam acessar o site do MEC.

Além disso, alunos não aprovados apareceram como selecionados no site do sistema. O problema ocorreu com cerca de 30 estudantes, que acabaram se matriculando em universidades.

A expectativa é que neste ano cerca de 6 milhões de estudantes fazem o Enem. No ano passado, 4,2 milhões se inscreveram e 2,5 milhões fizeram a prova.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES