Entenda o que é Endometriose

A Endometriose afeta diretamente cerca de 6 milhões de mulheres

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Doença causada pela presença do endométrio

– tecido que cobri o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Todos os meses, o endométrio fica mais amontoado para que o óvulo fecundado possa ficar fixado nele. Quando não está grávido, esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação. Existem casos, que um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na área abdominal, causando a lesão endometriótica. As causas desse comportamento ainda são desconhecidas, mas acredita-se que há um risco maior de desenvolver endometriose se houver familiares da paciente com a doença.

Sintomas

-Cólica menstrual

-Infertilidade

-Dor na relação sexual, descrita na profundidade da vagina (no fundo da vagina)

-Alterações no intestino na época da menstruação, em casos de endometriose que envolve a região (apresentando sintomas como diarreia, intestino preso, sangramento anal)

-Alterações na bexiga e vias urinárias na época da menstruação, em casos de endometriose que envolve o aparelho urinário (percebidas pelo aumento no volume das micções, dor ao urinar ou sangramento na urina, por exemplo)

-Dor contínua, independente da menstruação, principalmente em casos de endometriose mais avançada, com grande quantidade de aderências nos órgãos pélvicos


Hoje, a doença afeta diretamente cerca de seis milhões de brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e 30% tem chances de ficarem estéreis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES