Entenda o que é fibrose pulmonar, doença que causou morte da Rita de Cássia

A doença é uma forma crônica e progressiva de pneumonia que causa cicatrizes nos pulmões. Doença leva ao enrijecimento dos tecidos pulmonares, dificultando a respiração

Rita de Cássia | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rita de Cássia, 50 anos, que morreu nesta terça-feira (3) em um hospital particular de Fortaleza, em decorrência de uma fibrose pulmonar, é uma cantora cearense, natural da cidade de Alto Santo, considerada no meio artístico como uma das maiores compositoras de forró do país. Conforme o empresário da artista, Fernando Ivo, a artista faleceu em decorrência de uma fibrose pulmonar idiopática.

Morre Rita de Cássia, compositora de 'Meu Vaqueiro, Meu Peão' e 'Saga de um Vaqueiro'

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, a fibrose pulmonar idiopática é uma forma crônica e progressiva de pneumonia; ou seja, uma forma da doença que não se cura rapidamente e avança pelos pulmões.

A doença também causa fibroses (cicatrizes) nos pulmões, que levam ao endurecimento dos tecidos pulmonares, dificultando assim a respiração. Segundo o Ministério da Saúde, o termo idiopático, que dá nome à doença, é utilizado quando as causas da enfermidade são desconhecidas.

Os principais sintomas são tosse (normalmente é seca), falta de ar e fadiga ao realizar pequenos esforços, que e costumam piorar com o passar do tempo. A ocorrência desta doença é mais comum em homens com mais de 50 anos e pode estar associada ao tabagismo.

Evolução da doença

Na maioria das vezes, a evolução da doença é lenta e progressiva, levando à grave insuficiência respiratória (dificuldade de respirar) e podendo evoluir para óbito (morte). Não existem estudos descrevendo o número de pacientes acometidos pela doença no Brasil.

Tratamento no SUS

O Ministério da Saúde do Brasil ainda não possui Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para tratamento da fibrose idiopática.

Atualmente, os tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são:

  • antitussígenos: medicamentos que aliviam a tosse;
  • morfina: para alívio de dores;
  • corticoterapia: tratamento com corticoides, que reduzem inflamação;
  • oxigenoterapia: assistência na respiração do paciente;
  • transplante: possibilidade de realização do transplante de pulmão.

Quem foi Rita de Cássia, cantora e compositora de mais de 500 músicas

A artista tem no seu histórico mais de 500 composições, gravadas por bandas e artistas como Mastruz com Leite, Amelinha, Aviões do Forró e Frank Aguiar. Entre as músicas feitas por Rita estão "Meu Vaqueiro, Meu Peão", "Saga de um Vaqueiro" e "Jeito de Amar".

Sua primeira composição gravada foi a música "Brilho da Lua", em 1992, interpretada pela cantora Eliane, que relembrou em uma homenagem o primeiro contato que teve com Rita de Cássia.

"O ano era 1991, a mocinha tímida que foi até a minha casa na Messejana me apresentar umas composições. Ritinha passou a tarde na minha casa com o seu violão apresentando seus sucessos para mim e meu amado pai Zé Lima. Ela me apresentou 'Brilho da Lua', 'Meu Nego', 'Meu Vaqueiro, Meu Peão' e 'Sonho Real'. Escolhi 'Meu Nego' e 'Brilho da Lua'. De 91 em diante, todo álbum tinha que ter clássicos dessa estrela… que se tornavam carro-chefe dos álbuns", publicou Eliane, após a morte de Rita.

Morre Rita de Cássia, compositora de 'Meu Vaqueiro, Meu Peão' e 'Saga de um Vaqueiro'

Depois das primeiras canções de Rita de Cássia, Eliane também gravou as músicas “Canto e Declamo”, “Vou Te Esperar”, “Como Encontrar”, “Perdi Meu Paraíso” e “Pode Ser Você”, todas feitas pela artista.

Rita de Cássia, que já estava em destaque no estado, se consolidou nacionalmente como compositora em 1993, quando a banda Mastruz com Leite gravou a música "Meu Vaqueiro, Meu Peão", considerada até hoje como um dos "hinos do forró moderno".

Em 2002, a artista teve outra composição que explodiu nacionalmente, com a música "Jeito de Amar" (Já Tomei Porres por Você), gravada nas vozes de Solange Almeida e Xandy Avião, da Banda Aviões do Forró.

Na carreira como cantora, Rita de Cássia gravou 12 álbuns com seu irmão, Redondo, e a Banda Som do Norte, uma parceria que durou cerca de 25 anos. Atualmente ela estava em carreira solo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES