Escolas de samba campeãs celebram resultado do carnaval 2013 em São Paulo

Sete agremiações voltaram a brilhar no Sambódromo do Anhembi

Rainha da Império de Casa Verde, Valeska Reis encanta o público | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O desfile das campeãs do carnaval de São Paulo agitou o Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, entre a noite de sexta-feira (15) e a madrugada deste sábado (16). Sete escolas, sendo as duas melhores agremiações do Grupo de Acesso e as cinco mais bem posicionadas do Grupo Especial, voltaram a mostrar suas musas, carros alegóricos cheios de detalhes e muito samba.

Bicampeã do carnaval paulistano, a Mocidade Alegre foi a última a desfilar. Com o enredo ?A sedução me fez provar, me entregar à tentação... da versão original, qual será o final??, a escola usou bom humor para recriar dogmas da humanidade, em uma tentativa de questionar verdades e conceitos que são transmitidos de geração para geração. O final de lendas e contos de fadas foi transformado ao longo do desfile: Branca de Neve virou uma moça malvada que come criancinhas, Pinóquio quis continuar boneco de madeira e as madrastas, representadas pelas baianas, viraram "boadrastas?.

Os filmes "Avatar", de James Cameron, "Inteligência Artificial", de Steven Spielberg, e "O Feitiço de Áquila", de Richard Donner, também foram lembrados em algumas das 25 alas do desfile. Em alguns momentos, a bateria de Mestre Sombra fez "paradonas", deixando o público e os componentes da escola cantarem o samba. A Mocidade fechou o desfile mostrando o final que a escola quer para todas as histórias: de muita felicidade, com alas que representaram a paz mundial, fartura na mesa do brasileiro e também um carnaval unido em São Paulo.

A Rosas de Ouro, vice-campeã do carnaval pelo segundo ano seguido, veio antes. A escola trouxe para a avenida as maiores festas populares do mundo com o enredo "Os condutores da alegria numa fantástica viagem aos reinos da folia". Foram apresentados eventos internacionais ?como o carnaval em Veneza, o dia dos mortos no México e o Maskara Festival nas Filipinas? e nacionais ?como o festival de Parintins, a festa junina de Campina Grande, e Natal de Gramado.

Ellen Rocche, rainha de bateria, não compareceu ao Desfile das Campeãs. Segundo a assessoria da agremiação, a bela estava no Rio a trabalho. Mesmo assim, ela mandou uma mensagem para a diretoria da Rosas dizendo que estava ?com a escola?. À frente da bateria estava a vice-presidente da escola, Camila Basílio, filha da presidente Angelina.

Na sexta passada, Ellen foi a principal atração da Rosas, com uma fantasia que representava a bailarina da guarda londrina. A bela encarou com bom humor as críticas sobre seu peso. Questionada se havia engordado, ela negou. ?Estou com excesso de gostosura?, afirmou.

Mocidade e Rosas enfrentaram uma disputa pelo título apertada até o último quesito, enredo. A Mocidade estava apenas um décimo de ponto atrás da Rosas de Ouro, que até então liderava nas notas dos jurados. Mas, no critério final, a agremiação levou a melhor e alcançou o bicampeonato, mesmo ficando empatada em 268,9 com a Rosas.

No dia da apuração, Angelina Basílio, presidente da Rosas, lamentou a derrota por diferença tão pequena. "A gente não sabe o que passa na cabeça dos jurados. Há notas que não concordo, vai ter que ter uma avaliação. Mestre-sala e porta-bandeira e enredo prejudicaram bastante", avaliou.

Desfiles campeões

Dando prosseguimento ao desfile, a Águia de Ouro levou à avenida o enredo "Minha missão. O canto do Povo. João Nogueira". Um dos compositores do samba foi Diogo Nogueira, filho do sambista homenageado, que também prestigiou a escola na avenida.

Na manhã desta sexta, o presidente da escola, Sidnei Carrioulo, comentou que a agremiação ia "mostrar o desfile que poucos viram? na desfile das campeãs, referindo-se ao fato de a Águia de Ouro ter sido a última a se apresentar no primeiro dia dos desfiles do Grupo Especial - momento em que as arquibancadas já estão mais vazias.

A Águia fechou o primeiro dia do desfile do Grupo Especial com um minuto a mais do tempo permitido. Por causa da infração, a escola chegou à apuração com 1,1 ponto a menos. Por causa da punição, a escola perdeu o título inédito e ficou em 3º lugar. Apesar disso, o presidente da agremiação, Sidnei Carrioulo, afirmou que não há mágoa entre os integrantes da escola, e que eles desfilaram em clima de comemoração na madrugada deste sábado.

Em quarto lugar, a Dragões da Real levou ao Anhembi representações de seu símbolo, o dragão. Os componentes contaram com a "ajuda" de figuras da mitologia, da literatura e do cinema ("Harry Potter", "O senhor dos Anéis", "Como treinar seu Dragão") para retratar a trajetória dos seres fantásticos.

O desenho animado "Caverna do Dragão" foi lembrado em um carro, com fantasias do Vingador, Mestre dos Magos e outros personagens do sucesso da década de 1990. A animação "Dragon Ball" foi outra a ser retratada, com membros da escola fantasiados como o protagonista Goku. O culto ao dragão em povos orientais e o Ano Novo chinês, com o ano do dragão, também ganharam destaque. A rainha de bateria Simone Sampaio e a ex-BBB Cacau Colucci foram os destaques da escola e animaram a torcida com suas comemorações.

A primeira a se apresentar pelo Grupo Especial, a Império de Casa Verde levou para o Sambódromo as curas religiosa, espiritual e por meio da medicina ao cantar "Quem canta seus males espanta ? pra todo mal, a cura". A madrinha de bateria, Andrea Andrade, fantasiou-se de Cleópatra.

No abre-alas, a escola recriou os jardins suspensos da Babilônia, com vegetação natural. Chamaram a atenção cerca de 800 vasos com plantas naturais.

No carro da medicina moderna, o quinto da escola, 8 mil CDs foram usados para retratar o avanço da tecnologia. Também houve referências a remédios e vacinas.

Acesso

Antes do início do desfile das cinco mais bem colocadas do Grupo Especial foi a vez das duas melhores do Acesso. A Pérola Negra, que havia sido rebaixada no carnaval de 2012, retratou a peça ?Auto da Compadecida?, de Ariano Suassuna. Segundo o carnavalesco André Machado, levar a história para a avenida era um velho sonho. ?Estava engavetado havia oito anos. Então apresentei para a Pérola Negra neste ano e toparam, pois é fácil, barato e oportuno?, disse.

A peça conta a história dos amigos João Grilo e Chicó no sertão nordestino. A comissão de frente mostra a chegada do circo na cidade paraibana de Taperoá e os palhaços anunciando que o espetáculo vai começar. O abre-alas foi puxado por dois calangos, animal típico do Nordeste.

A vice-campeã do Grupo de Acesso, a Leandro de Itaquera, foi a primeira a entrar no Anhembi. A agremiação da Zona Leste foi buscar nas suas origens a inspiração para seu enredo, "O leão guerreiro mostra sua força! É a garra e a bravura do negro, no quilombo Leandro de Itaquera". A escola homenageou o negro e toda a sua herança cultural no país.

Antes de iniciar o desfile, o presidente da escola, Leandro Martins, parabenizou a vencedora do Grupo Especial, a Mocidade Alegre, e a comunidade da própria Leandro de Itaquera. "Vamos fazer um grande carnaval em 2014, no Grupo Especial", disse.

No domingo, dia do desfile que definiu o retorno à elite do carnaval paulistano, a escola estava de luto. O compositor Ronald Elias Balvetti, conhecido como Xixa, de 44 anos, passou mal e morreu horas antes do desfile. Em homenagem ao compositor, um samba de quadra escrito por Xixa foi tocado pela bateria da Leandro de Itaquera antes do início do desfile desta sexta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES