Esconder ou criar tatuagens de atores na televisão dá trabalho

Letícia Persiles precisa apagar os desenhos, enquanto Alejandro Claveaux ganha tatoos falsas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na arte da caracterização, vale tudo para enriquecer um personagem. Enquanto alguns atores precisam esconder suas tatuagens reais para interpretarem determinados papéis, outros ganham desenhos falsos pelo corpo. E com técnicas de maquiagem cada vez mais modernas, a arte do "esconde e mostra" se tornou ainda mais comum.

Para viver o vilão Moisés, em "Malhação", o ator Alejandro Claveaux recebeu uma cruz no braço esquerdo e um desenho tribal, que vai do meio do braço direito até o pescoço. Mas o processo de pintura, que no início da atual temporada da novela levava cerca de uma hora e meia para ficar pronto, hoje dura aproximadamente 15 minutos, segundo o maquiador Tiago Rononnes.

? No começo era bem trabalhoso, a gente pintava a tatuagem com uma tinta especial, o que demorava muito. Mas o departamento de efeitos desenvolveu uma técnica mais ágil, que tem sido usada em todas as produções. Agora, aplicamos um adesivo na pele do ator, passamos um pó e, depois, o fixador ? explica Rononnes.

E mais do que um elemento estético, a tatuagem ajuda o ator a compor seu personagem.

? Quem faz uma é alguém que quer se destacar, é seguro de si e quer exibir sua personalidade. Por isso, quando eu me vejo tatuado, sinto uma segurança e já caio direto no lugar que construí para o Moisés ? diz Alejandro.

Há nove meses convivendo com as duas tattoos de "mentirinha", ele já pensa em fazer uma verdadeira.

? Já faz tanto tempo que estou com elas, que acho que vou sentir falta. Pretendo fazer uma e já tenho na cabeça algumas opções, mas nada tão grande como essas ? conta.

Situação oposta acontece com o ator Bernardo Falcone, que interpreta o nerd Téo Marques em "Rebelde". Jovem tímido e introspectivo, o personagem pouco aparece sem camisa. Mesmo assim, o ator precisa esconder a palavra "sucesso", escrita em japonês, na altura da cintura para as cenas de piscina. A maquiagem à prova d?água leva cerca de 20 minutos para ser feita e, segundo Bernardo, ainda que pudesse, não a dispensaria.

? Mesmo que eu possa incorporar a tatuagem à caracterização de outros personagens, acho que vou preferir cobri-la, pois ela tem significado para mim, para minha vida. Os personagens não têm nada a ver com isso ? defende Falcone.

Assim como ele, a atriz Letícia Persiles precisou esconder o enorme desenho que carrega na parte superior de seu braço direito ? uma homenagem à fauna e à flora da Mata Atlântica ? para viver a jornalista Miriam, em "Amor eterno amor".

? Escolhi essas formas porque o contato com a natureza foi muito intenso durante minha infância e adolescência. Quis imitar a postura vaidosa das árvores que me viram crescer. Fazer essa tatuagem foi um dos passos que dei em direção a um caminho novo, que me levou a oportunidades maravilhosas ? conta ela, referindo-se ao convite que recebeu do diretor Luiz Fernando Carvalho, em 2008, quando, justamente por conta de sua tatuagem, foi escolhida para viver a personagem Capitu, na minissérie homônima.

Mas, no caso da atriz, o processo para esconder sua tatuagem é mais trabalhoso e demora cerca de uma hora para ficar pronto. A cobertura é feita com o airbrush, um compressor que libera a maquiagem líquida na área exata a ser escondida. E, segundo a supervisora de caracterização Valéria Toth, quanto menos produto for usado, mais natural ficará.

? A dela demora um pouco, pois é uma tatuagem extensa e bem colorida, que dá um contraste forte com a pele clara. Antigamente, usávamos produtos em creme, como os corretivos. A primeira camada era um tom alaranjado e, depois, o tom da pele. Hoje em dia, fica bem mais próximo à realidade ? explica.

Enquanto Letícia esconde, Carmo Dalla Vecchia, seu parceiro de folhetim, embarca na onda dos adesivos. O vilão Fernando, interpretado por ele, estampa seu nome tatuado no peito e também a letra M, a inicial da amada, desenhada na palma da mão esquerda, sobre a linha da vida.

Quem também conta com o recurso das tatuagens fake para incrementar sua caracterização é Jayme Matarazzo, o Rodinei de "Cheias de charme". O ator, que já tinha as assinaturas dos avós maternos tatuadas no tornozelo, ganhou uma tribal no braço direito para viver o entregador.

? Acredito que qualquer artifício que o distancie da sua pessoa e o leve para o personagem ajuda. Rodinei vive de arte e é um cara de atitude. Ter a tatuagem é uma forma de expressão. Compõe bem ? afirma Matarazzo, que espera apenas cinco minutos para ter o desenho pronto.

E em "Avenida Brasil", os exemplos se multiplicam. Para homenagear o pai adotivo, Tufão (Murilo Benício), o jogar Jorginho, vivido por Cauã Reymond, tatuou o nome do ex-craque em seu antebraço direito. Marca esta que pode ser observada em muitos jogadores, na vida real.

? Percebi que vários jogadores de futebol têm uma, geralmente no mesmo lugar da do Jorginho. E sempre com o nome de alguém da família. Assim, a dele me ajuda a entrar no espírito do personagem ? explica o ator.

Outro que também recebe a aplicação dos adesivos, e de forma ainda mais chamativa que Jorginho, é o malandro Darkson, interpretado por José Loreto, que trabalha como locutor na loja de Diógenes (Otávio Augusto). Com uma caveira no braço esquerdo, uma carpa no direito e a frase lema do personagem, "sorrir para não chorar", estampada no peito, o personagem conquistou até a responsável pela caracterização, Gil Santos.

? Trabalho há 13 anos com isso e já tatuei mais de 50 personagens. O mais interessante até hoje foi o Darkson porque a frase é a mais bonita. Eu amo de paixão! O desenho das letras no peito é lindo e muitas pessoas me param para perguntar como é feito. Fiquei até com vontade de fazer uma igual em mim ? brinca Gil.

Apesar do sucesso dos desenhos, o ator prefere manter as tatuagens apenas como uma característica de seu personagem.

? Não tenho nenhuma tattoo e não pretendo ter, pois acho melhor ficar em branco para poder compor diversos personagens ? diz Loreto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES