Especialista choca: Dieta não é sinônimo de perda de peso

Dieta da sopa, dieta do carboidrato, dieta líquida e tantas outras.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dieta da sopa, dieta do carboidrato, dieta líquida, para perder barriga, da proteína, low carb, de jejum intermitente… são inúmeras as dietas que fazem sucesso na internet e são compartilhadas pelas pessoas. Porém, entre tantas formas de se alimentar que são prescritas por especialistas e divididas, qual é uma dieta saudável de verdade?

Primeiro de tudo, é preciso entender o que é dieta, já que muitas pessoas não entendem bem o conceito. Segundo a nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento de São Paulo, o termo se tornou um sinônimo de perda de peso com o passar do tempo, mas deveria se referir a uma boa alimentação, balanceada, feita por cada pessoa. O problema é que, diferentemente de uma dieta saudável , foram sendo criadas as tais “dietas da moda”.

“Elas são restritivas, não são saudáveis e fogem da boa estrutura alimentar. E a gente tem uma necessidade básica de nutrientes, sais minerais e proteínas”, explica a especialistas. Ana aconselha adaptar sempre a nossa dieta para o nosso dia a dia se buscamos uma alimentação saudável . Por exemplo, se em um a pessoa não vai praticar atividades físicas e vai ficar mais parada, o melhor é comer menos calorias, já que o corpo vai precisar de menos energia.

Por outro lado, se na semana seguinte essa mesma pessoa passou a frequentar uma academia e a realizar um exercício físico, dá para ingerir mais calorias, afinal, o corpo vai ser estimulado e precisará de mais energia. “As pessoas acham que comida é fonte de prazer, que isso é a primeira coisa, veem mesmo como uma fonte de satisfação, não como um alimento. Isso pode deturpar a visão do que é saudável ou não.”

O que é uma dieta saudável?

Ana acredita que o melhor na busca por uma alimentação saudável é comer um pouquinho de tudo, ter mesmo hábitos alimentares baseados em diferentes comidas saudáveis e até mesmo aquelas consideradas "não saudáveis". "Não é porque estou de dieta que não posso comer um doce, não posso comer um pão. A gente corre risco de perder nutrientes importantíssimos com pouco carboidrato. Corre risco de perder energia.”

Outro problema apontado pela especialista é o risco da pessoa definhar, ou seja, passar a perder massa muscular porque o corpo não tem outra fonte de energia a não ser o próprio músculo. Além disso, muitas pessoas passaram a mudar hábitos com o intuito de conseguir ingerir mais “ comidas saudáveis ”, e aí incluíram na alimentação mais oleaginosas.

Só que incluíram demais, como alerta a nutróloga, e como elas são gordurosas o efeito desejado foi até mesmo o oposto, muitas ganharam peso ao invés de perder.

No caso, então, de haver dúvida sobre qual é uma dieta saudável de verdade para cada pessoa, vale procurar um nutricionista e/ou buscar uma alimentação variada. Dificilmente apenas uma lista na internet poderá te indicar exatamente quais hábitos alimentares deve seguir e quais comidas saudáveis deve ingerir, já que cada pessoa tem necessidades distintas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES