Especialistas ensinam truques para conquistar a famosa “barriga negativa”

Combinação entre alimentação saudável, exercícios físicos e tratamentos estéticos não invasivos é o caminho para atingir o objetivo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o início do verão cada vez mais próximo, começa a corrida para eliminar os excessos adquiridos com a comilança do inverno e chegar à estação mais quente do ano com o físico impecável. É normal, portanto, que, nessa época, academias e clínicas de estética lotem de pessoas preocupadas em eliminar os famosos "pneuzinhos". O sonho de toda essa gente? Conquistar a tão sonhada "barriga negativa".

Só que nada de bom vem de graça e, por isso, é preciso acertar na alimentação e suar a camisa na academia para atingir o objetivo. Segundo a nutricionista Fernanda Granja, o primeiro passo é eliminar os alimentos que contribuem para o inchaço, como leite e derivados, glúten, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Feijão, frituras, queijo, pão, embutidos, como queijo e presunto, e sal em excesso também devem ser cortados.

"À noite, o organismo faz a lipólise, que é a quebra de gordura para gerar energia. Se comermos muito, principalmente alimentos com alto valor calórico e pobres em nutrientes, esse processo não ocorre e o organismo acaba reservando a energia ao invés de queimá-la. Por isso, o ideal é fazer a última refeição até três horas antes de dormir", explica a especialista.

Já na lista dos alimentos benéficos estão os óleos de linhaça e coco, quinua, gergelim, sementes de girassol e chocolate amargo, que possuem ômegas e minerais que contribuem na queima da gordura corporal. "O azeite de oliva extra virgem, rico em ômega-9, atua na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal", diz ela.

Acertou na comida? O próximo passo é focar nos exercícios. De acordo com o educador físico Eduardo Bortoletto, os exercícios para a região abdominal ajudam a criar força e massa magra e, com a combinação de aeróbicos, há um gasto calórico maior. "Para o iniciante, utiliza-se de duas a três séries de abdominais com 15 a 20 repetições. Já para o intermediário e avançado, há variações nos abdominais, intensidade e volume aplicando quatro séries de 15 a 20 repetições com modelos diferentes em cada dia de treino?, ensina.

Além da alimentação e dos exercícios, o dermatologista Otávio Macedo explica que, em alguns casos, é preciso apostar em tratamentos para perda de gordura localizada. "Entre os métodos não invasivos, indico a criolipólise, que elimina as células de gordura a partir do resfriamento controlado e que reduz, em média, 20 a 25% dos "pneuzinhos" na região tratada", diz ele.

Segundo o dermatologista, outra opção é associar a radiofrequência e a ativação muscular dinâmica, que utiliza ondas de calor que aceleram o metabolismo, estimulando a perda por meio do sistema linfático, e promove a contração muscular, melhorando a flacidez cutânea e muscular. O médico, no entanto, faz uma ressalva: "Qualquer tratamento indicado para gordura localizada sempre tem melhores resultados se o paciente for orientado e seguir dieta e hábitos de vida saudáveis".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES