Espetáculo “Nasci pra ser Dercy” será apresentado no mês de maio no CCT

O evento integra a programação do projeto “Vamos ao Teatro”, com apresentação marcada para o dia 27 de maio, no Teatro G3 Telecom.

Peça Dercy Gonçalves | Heloisa Bortz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dercy Gonçalves faleceu há 15 anos, em 2008, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. Até agora! 

O monólogo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser, estreou em janeiro deste ano, em São Paulo e estará em Teresina no mês de maio, uma homenagem a uma das maiores atrizes do século XX.

Peça é uma homenagem a Dercy Gonçalves | FOTO: HELOISA BORTZ

O evento integra a programação do projeto "Vamos ao Teatro", com apresentação marcada  para o dia 27 de maio, no Teatro G3 Telecom, Centro de Convenções de Teresina.  As vendas de ingressos iniciam em breve.

Facetas de Dercy

Desbocada e defensora da mais profunda liberdade, Dercy era muito recatada em sua vida íntima, chegando a se casar e enviuvar anos depois ainda virgem. Contestava frontalmente a censura da ditadura militar, mas se recusava terminantemente a levantar bandeiras políticas específicas que não fossem a da irrestrita liberdade e do respeito a todas as formas de existir.

A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurava em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira. Amada por quase todo o país, Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato. 

Espetáculo estará em Teresina no dia 27 de maio, no Centro de Convenções | FOTO: HELOISA BORTZ

Mais sobre a peça

A peça começa com uma atriz, Vera, entrando no estúdio para fazer teste para o papel de Dercy Gonçalves em um filme. Conforme vai dando suas falas, ela se revolta contra o roteiro, cheio de estereótipos. Sua mãe era grande fã de Dercy e por isso Vera cresceu conhecendo e sendo influenciada pelo exemplo dessa artista icônica. Ela então, transformando-se em Dercy, começa a mostrar quem realmente foi essa mulher à frente de seu tempo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES