Espetáculo piauiense Bixanikas vai compor Plataforma Latinidades Pretas

A trupe composta por Negro Val, Paulo Gomes e Vicente de Paula vai apresentar a marchinha de carnaval “Chuchu Beleza”

Bixanikas desenvolve repertório autoral experimental | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um trecho do espetáculo Bixanikas em Live Block da Unha de Gato vai compor a edição 2021 da plataforma de apresentações artísticas Latinidades Pretas.

 A trupe composta por Negro Val, Paulo Gomes e Vicente de Paula vai apresentar a marchinha de carnaval “Chuchu Beleza” que confronta padrões patriarcais e integra o show cênico musical bufobaphônico.

O trio desenvolve repertório autoral experimental que mescla cultura popular e enaltecimento da cena LGBTQIA+ afinada com pautas antirracistas, sociais e ambientais.

 Bixanikas desenvolve repertório autoral experimental que mescla cultura popular e enaltecimento da cena LGBTQIA+

A elegância do Cavalo Piancó, funks pocotós/proibidões, o pagode do Mimbó, cultura drag, vougue, sambas, danças, palhaçaria, bufonoria, marchinhas, raps e bossas pretas tecem os elos das Bixanikas, grupo cênico-musical que une experiências singulares multiartista de Negro Val, o artista cênico Paulo Gomes e a jornartista Vicente de Paula (Vince Vicentina).

Há três anos têm realizado experimentos que resultam no show debochado, crítico e carnavalesco Bixanikas em Live Block da Unha de Gato montado diretamente do Casarão Cultural na Rua das Flores-Amarante/PI.

Bixanikas desenvolve repertório autoral experimental que mescla cultura popular e enaltecimento da cena LGBTQIA+

Latinidades Pretas 2021

A edição Latinidades Pretas 2021 buscou propostas afinadas em combater a marginalização, discriminação e todo tipo de violência impetrada contra corpos e corpas de pessoas LGBTQIAP+.

O edital de seleção frisa compromisso com as vidas das pessoas negras e indígenas LGBTQIAP+, com a memória, história e proteção do vasto patrimônio cultural imaterial das culturas LGBTQIAP+ e com o reconhecimento da contribuição desta população para a sociedade.

Latinidades Pretas é uma plataforma online criada para reunir conteúdos, gerar renda e dar suporte às empreendedoras e empreendedores negros e indígenas, trabalhadores da cultura e da economia criativa.

Nasceu em 2020, logo no início da pandemia do novo coronavírus, fruto de parceria entre Instituto Afrolatinas e Instituto Feira Preta, organizações que já desenvolvem ações conjuntas há alguns anos.

Instituto Afrolatinas

O Instituto Afrolatinas é uma organização de mulheres negras que desenvolve ações transversais, a partir do lugar das artes e da cultura.

Uma plataforma de formação, inovação e impacto social e que se utiliza de metodologias disruptivas para atuar nos temas do empreendedorismo; geração de renda; produção, gestão cultural, políticas públicas e empoderamento, especialmente, de mulheres e meninas negras.

A história toda começa há 14 anos, a partir da fundação do Festival Latinidades. A Feira Preta foi criada pela empreendedora Adriana Barbosa.

É o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES