Exposição que reúne obras de 21 artistas santeiros de Teresina

Mostra será a partir de hoje (12).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cada peça entalhada pelos artistas santeiros de Teresina carrega um pouco da nossa identidade e dos nossos sentimentos. Para expressar a importância do trabalho exercido por esses profissionais, a Prefeitura de Teresina abre hoje (12) uma exposição que reúne obras de 21 artesãos locais. A mostra será aberta às 16h, na Praça de Alimentação do Shopping Rio Poty, ficando disponível ao público até o dia 25 deste mês.

Dentre os artistas populares da nossa terra que esculpiram peças para essa mostra estão Mestre Expedito, Kim, José Luís, Costinha, Júnior, Albertino, Dim, Ednildo, André, Leonardo, Coxinha, Xexeu, Josielton, Filho, Ednaldo, Jeovah, Ivo, Maurício, Dico, Cornélio e Paquinha.

 A exposição tem temática livre, justamente com o intuito de valorizar as características e singularidades da arte de esculpir de cada um desses artesãos. Segundo o produtor e organizador da Mostra, Igor Carvalho, dentre as cerca de 60 obras que estarão expostas, a maioria está ligada ao contexto nordestino, anjos, santos e outras imagens com significado sagrado.

 Com suas mãos firmes e habilidosas, Mestre Albertino entalha em suas peças um pouco da nossa identidade cultural. Para essa exposição, o talentoso artista produziu cinco esculturas. “Para mim, e acredito que para todos os artesãos envolvidos, essa exposição vai ser muito importante para divulgar ainda mais o nosso trabalho”, destaca ele, que iniciou na arte de esculpir com incentivos de um tio, em 1979, e de lá para cá não parou mais, tendo peças vendidas para fora do Brasil.

 A Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) tem sido a pasta responsável por desenvolver ações e projetos de incentivo e valorização da nossa arte santeira. O gestor da secretaria, Olavo Braz, frisa que uma exposição em um espaço como o Shopping Rio Poty contribui para mostrar o que existe de belo e rico em nossa cultura.

 "Temos um volume expressivo de artistas santeiros desenvolvendo intensivamente esse ofício, cerca de 70 em Teresina. A arte santeira feita aqui tem conquistado cada vez mais espaço mundo afora. Um dos exemplos é uma imagem de São Francisco esculpida pelo mestre Costinha, que foi entregue recentemente ao Papa Francisco no Vaticano. Por isso se faz necessário a Prefeitura desenvolver iniciativas como essa exposição, para que nosso povo conheça o que há de valoroso na nossa cultura”, destaca o secretário da Semest.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES