Extrato de café pode inibir o mau hálito

A equipe controlou a produção bacteriana de odor na saliva usando três diferentes marcas da iguaria.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ele é uma boa pedida para os dias frios e traz benefícios à saúde, mas costuma ser apontado como um dos causadores da halitose (mau hálito). Essa má fama do café, ou parte dela, pode estar com os dias contados. É que cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram que um extrato do produto tem a capacidade de inibir a bactéria que leva ao problema desagradável.

A equipe controlou a produção bacteriana de odor na saliva usando três diferentes marcas da iguaria. O intuito era demonstrar as causas do cheiro indesejado que seu consumo provoca, mas o resultado foi o oposto. "Contrariamente às nossas expectativas, encontramos alguns componentes do café que, na verdade, inibem o mau hálito", explica Mel Rosenberg, que conduziu o estudo, ao site Science Daily.

Apesar disso, o especialista não anula o potencial de prejudicar o hálito. "O café, que tem um efeito desidratante na boca, torna-se potente quando misturado com o leite, e pode fermentar em substâncias mal cheirosas." A expectativa do pesquisador é isolar a molécula que inibe a bactéria. "Não é o extrato cru do café que vamos utilizar, mas um material ativo dentro dele."

Os resultados podem se transformar na base da preparação de uma nova linha de opções contra a halitose, com enxaguantes bucais, balas e chicletes. A vantagem em comparação às tradicionais gomas de mascar com sabor de hortelã, por exemplo, seria que o extrato bloquearia a formação do problema em vez de apenas mascará-lo. Para os amantes do café, é uma notícia e tanto, já que poderão investir em produtos com o sabor que adoram na hora de mostrar os dotes de beijoqueiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES