Famosos eleitos deputados comentam vitória nas urnas

Stepan Nercessian, Myriam Rios e Jean Wyllys falam sobre conquista

Jean se elegeu deputado federal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A lista de deputados eleitos em todo o país no domingo (3) inclui pessoas que alcançaram a fama antes mesmo de entrar para a política. O ex-BBB Jean Wyllys, a atriz Myriam Rios, o goleiro Danrlei e o ator Stepan Nercessian afirmaram que enfrentaram uma eleição disputada e que nem sempre ser famoso ajuda. As três celebridades serão colegas de campeões de voto como Wagner Montes (PDT), que foi o deputado estadual mais votado no Rio de Janeiro, e Tiririca (PR), que superou o 1,3 milhão de votos para a Câmara Federal.

O ator Stepan Nercessian foi eleito deputado federal pelo PPS com 84 mil votos. Em entrevista, ele disse que a eleição foi "dificílima". "Fiquei muito feliz de ter sido eleito e ao mesmo tempo ganhar uma eleição trabalhando com pouco recurso. Você enfrenta campanhas milionárias, campanhas disputadíssimas, com gente que está com base de governo. Eu, como oposicionista ao governo federal, estadual e municipal, achei que a gente foi bem?, disse.

Segundo Nercessian, entretanto, sua eleição não se deu por ele ser uma celebridade. "É um misto de um voto conquistado como político, e não só de celebridade. Eu já tenho voto de pessoas que acompanharam meu mandato de vereador aqui no Rio. Eu tento não ser um político temático de categoria. Eu acho que na Câmara posso levar contribuições para a arte. Mas minha principal meta é levar a política para a política. Eu acho que nós estamos vivendo um momento que a política está despolitizada.?

Segundo ele, a eleição de Tiririca, em São Paulo, foi uma válvula de escape para aquelas pessoas alienadas que detestam política e que fazem um voto de protesto. "Às vezes o cara está protestando, mas ao mesmo tempo está elegendo pessoas que realmente são as culpadas por esse descrédito que a política tem.?

Nercessian disse que vai trabalhar pela reforma política no país. Segundo ele, em política, ?o brasileiro participa de um jogo cujas regras não conhece. É fundamental que as pessoas comecem a aprender na escola. Precisamos repensar o horário eleitoral. Os debates não levam a nada.?

Myriam Rios

Deputada estadual eleita no Rio de Janeiro pelo PDT, a atriz Myriam Rios disse estar muito feliz com a vitória e afirmou que resgatar a educação em tempo integral é um dos seus principais objetivos. ?Este é um projeto de Darcy Ribeiro, que deu certo na época do Brizola e é uma forma de o pai ter certeza que a criança não está nas ruas?, contou Myriam.

A atriz foi eleita com 22.169 votos e foi a 64ª mais bem colocada no estado do Rio de Janeiro num total de 70 deputados.

Ela acredita que o fato de ser atriz ajudou na eleição. Mas Myriam lembra que, além de atriz há 35 anos, é missionária católica há oito, e que vai buscar restaurar valores morais, como a família. ?Muita gente conhece a Myriam atriz, mas também sou reconhecida pelo meu trabalho na TV e na rádio Canção Nova?, explicou.

Jean Wyllys

Jean Wyllys (PSOL), que se elegeu deputado federal pelo Rio de Janeiro em sua primeira eleição a um cargo legislativo, falou que tentou de todas as maneiras evitar qualquer associação com o seu passado, de vencedor do quinto BBB.

?Sabia onde eu estava me metendo. Em um partido de esquerda, socialista, mas que tem uma campanha voltada para a minha plataforma, que é ligada ao movimento LGBT [Lésbicas, gays, bissexuais e transexuais]?, contou o escritor, que disse que já tinha uma ligação com o movimento, antes mesmo de passar pelo reality show. ?Sabia que, na campanha, haveria um movimento de tentar me jogar na vala comum de ?artistas?. Eu me mobilizei para desconsiderar para desarticular isso?, disse.

Segundo Wyllys, ele sabia que o seu partido priorizaria na propaganda de TV o deputado Chico Alencar, o ?puxador de legenda?, que tentava a reeleição. Alencar foi o segundo mais votado entre todos os candidatos, com mais de 240 mil votos, conseguindo eleger Willis com 13.018: ?um milagre?, em suas palavras.

?Fiz a minha campanha radicalmente limpa, tanto no sentido moral, quando no ecológico. Sem placas, adesivo, sem nada?, afirmou, comparando com outros candidatos de outros partidos que, segundo ele, tiveram muito dinheiro para as suas campanhas.

?Quando entrei na campanha e vi qual era a realidade, que o povo era despolitizado verticalmente. Não só os pobres, mas também a classe média que cai na crítica mais fácil, vi que seria duro?, afirmou, lembrando do apoio de pessoas da classe artística, como o cantor Caetano Veloso e do ator Wagner Moura.

Danrlei

O goleiro Danrlei (PTB), eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul com a quarta maior votação do Estado (173 mil votos), disse que vai começar a estudar o que pode ser feito durante seu mandato. "A ideia é trabalhar bastante", comentou.

Ele explicou que não tem nenhum projeto específico em mente, mas que pretende trabalhar com esportes e inclusão social, e que a aproximação da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 podem ajudar nisso. "Pretendo trabalhar sempre nessa área de esportes para ajudar a sociedade", disse.

Ele alegou ainda que o fato de ter sido símbolo do Grêmio no futebol do Rio Grande do Sul, não vai haver nenhuma influência disso no seu trabalho como deputado e que pretende representar todo o estado. "Fui eleito por conta do que fiz na minha vida e as pessoas respeitam meu trabalho como uma pessoa séria", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES