Atriz da Globo revela que sofre de doença grave e sem cura

“Quando descobri achei que era o fim”, disse ela.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (04), a atriz Ana Beatriz Nogueira fez uma revelação que surpreendeu a todos. Ela revelou que foi diagnosticada com uma doença grave e sem cura.

Trata-se de esclerose múltipla, doença autoimune que sofre desde 2009 e que afeta os nervos, a sensibilidade do corpo e a coordenação motora. A atriz teve surtos enquanto filmava Caminho das Índias (2009) e disse que foi muito difícil receber o diagnóstico.

No ar atualmente na reprise de Celebridade (2003), ela começou a ter sintomas da enfermidade em casa, quando sentiu sua visão se duplicar e não conseguia ler as legendas de um filme. Na festa de lançamento de Caminho das Índias, ela precisou de ajuda para se locomover.

No evento, a atriz pediu a ajuda para Tony Ramos e a mulher dele, Lidiane, para subir as escadas. Também foi ajudada por Silvia Buarque, que a levou até um canto do salão, segundo informações do jornal O Globo.

Algum tempo depois, com a novela já no ar, ela teve outro surto, enquanto precisava atravessar o estúdio para contracenar com Vera Fischer. “Eu estava vendo duplo e embaçado. Pedi ao Antonio Calloni para me dizer de que lado estava a Vera: Eu via duas Veras. Ele sinalizou, tirei uma reta e fui”, declarou em entrevista para a jornalista Patrícia Kogut.

A intéprete, então, fez vários exames, mas os profissionais ainda acharam que os resultados eram inconclusivos. Só em novembro de 2009, depois de mais um surto em que não enxergava direito, Ana Beatriz teve o diagnóstico certeiro.

“Achei que era o fim. Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas. O trabalho é minha festa, minha fonte de renda, minha alegria, minha beleza. Partimos para o tratamento. Fiquei dois meses de cama, me senti debilitada. Sabe quando ‘somem os tapetes vermelhos’, que são aqueles sonhos bonitos que você tem quando está quase adormecendo? Foi assim que aconteceu”, revelou.

A médica, no entanto, disse que a doença estava na forma branda e que a ela tinha um bom prognóstico de vida. Ela tem a ajuda de amigos que lhe aplicam injeções para evitar surtos, como Malu Mader e Patricia Pillar.

Agora, ela se prepara para a nova temporada de Malhação e para um papel na próxima novela de Aguinaldo Silva, e também quer criar um site para trocar experiências sobre esclerose múltipla.

“O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES