Brasileira é a primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha

Com cabelos crespos e o rosto cheio de sardas, ela não pensava que, em um país europeu, fosse fazer sucesso como modelo

Domitila Barros | Google
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Domitila Barros, uma brasileira de 37 anos, foi eleita a Miss Alemanha 2022 no último sábado (19). Natural de Recife, ela mora em Berlim e é ativista social, modelo, atriz e influenciadora digital. Por conta do trabalho desenvolvido no projeto social, a Unesco a convidou para um evento nos Estados Unidos, onde recebeu um prêmio chamado Millennium Dreamer Award.

Vivendo desde 2006 em Berlim, capital da Alemanha, Domitila foi a primeira imigrante e mulher negra a vencer o concurso, que teve 159 candidatas e buscou se afastar do estereótipo de objetificação das mulheres. Ela contou que decidiu se inscrever no Miss Alemanha depois que ouviu falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e qualquer cor e que o foco seriam os valores das concorrentes.

Domitila Barros foi eleita MIss Alemanha e foi convidada pela Unesco para um evento nos EUA  e recebeu um prêmio importante

"Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento", afirmou.

"Favela venceu! A gente só precisa de uma chance. Eu sempre digo, de onde eu venho tem talento de cacho, eu não sou nada especial, não. E é isso que acontece quando a gente dá uma chance. Acontece um milagre. E eu estou sem palavras, é muito emocionante mesmo".  

Desde a adolescência, a vencedora mostrou aptidão para projetos que envolvem causas sociais. Domitila cresceu em uma favela do Recife, chamada "Linha do Tiro". Ela trabalhou, ainda muito jovem, em um projeto criado por seus pais, que ensinava crianças da comunidade a ler e escrever, com apoio de aulas de teatro e dança.

Aos 37 anos de idade, a brasileira, natural de Recife, foi eleita MIss Alemanha 2022. Ela mora em Berlin

Brasileira fez história na Alemanha

Domitila se formou em Serviço Social em Pernambuco. Em 2006, ganhou uma bolsa de estudos e resolveu se mudar para a Alemanha para fazer mestrado em ciências políticas e sociais na Universidade Livre de Berlim. Na época, ela passou a trabalhar também como modelo e atriz. 

Hoje, também é uma "influenciadora verde" e tem mais de 170 mil seguidores no Instagram.

"Comecei com o trabalho da ONG dos meus pais, dando aula às crianças da comunidade e também aprendendo lá, e tentei transmitir isso através de modelo e ativismo para as mídias sociais e chamei um pouco de atenção", disse a Miss Alemanha 2022.

Domitila virou garota-propaganda do Camm e principal divulgadora. Além das palestras, ela se transformou em uma empreendedora social. Em 2018, criou uma grife de biquínis e joias veganas, produzidas por mulheres da comunidade da Linha do Tiro. A grife deu tão certo que participou da Semana de Moda de Berlim.

Com cabelos crespos e o rosto cheio de sardas, ela não pensava que, em um país europeu, fosse fazer sucesso como modelo. A carreira internacional começou quando, há mais de dez anos, Domitila foi para a Europa ao ganhar uma bolsa de estudos para fazer mestrado em ciências políticas e sociais na faculdade alemã Freie Universität Berlin.

"O pessoal aqui na Alemanha me elegeu a Miss Alemanha pelo fato de que há 22 anos eu continuo nessa luta, continuo sonhando e continuo acreditando que um mundo melhor é possível, sim. E eu me esforço muito com projetos sociais, fazendo ações de arrecadar doações, ações de natal, para poder, mesmo trabalhando como modelo e atriz aqui, sempre chamar atenção para os aspectos de sustentabilidade e igualdade social", declarou.


Além disso, Domitila Barros também está à frente de uma loja online alemã que vende produtos sustentáveis feitos por mães solteiras de comunidades brasileiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES