Candidata ao Miss Bumbum descobriu TDAH e dislexia: ´meu coração gritava´

Aos 33 anos, Maya teve seu diagnóstico tardio, aos 28, tudo por conta de um relacionamento abusivo

Candidata ao Miss Bumbum descobriu transtorno tardiamente | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maya Dhurval, dançarina e candidata ao Miss Bumbum pelo Espírito Santo, revelou ter TDAH. Trata-se de um Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Dislexia. Aos 33 anos, Maya teve seu diagnóstico tardio, aos 28. Tudo por conta de um relacionamento abusivo, que também desencadeou crises de depressão e tentativas de suicídio.

 “Não sabia porque era tão diferente, meu coração gritava por respostas que eu não tinha. Depois do diagnóstico, finalmente consegui seguir em frente ao saber o que acontecia comigo”, explicou.

Maya passou por alguns tratamentos para lidar com essa situação - Divulgação

Aprendizagem lenta

O TDAH traz desatenção, inquietude e impulsividade. Acaba atrapalhando a vida de muitas pessoas, juntamente com a dislexia. Ela é caracteriza-se por fala tardia e aprendizagem lenta. 

No caso de Maya ela sofreu muito porque teve um diagnóstico tardio. “Ninguém sabia sobre isso e nem o que era, então para mim o mais difícil, não foi a dificuldade em si, mas ninguém saber o que é e te tratarem super mal.”

Maya passou por tratamento com fonoaudiólogo e psicólogo para poder lidar com os transtornos, mas ainda sente dificuldade porque lida com diversas limitações.A dançarina ainda explica que faz o tratamento e consegue ter uma vida normal.

Maya ajuda outras pessoas a lidar com o problema - Divulgação

Não está só

Atualmente, ela compartilha dicas nas redes sociais para ajudar quem sofre desse problema: “Acho importante ajudar, porque como fui diagnosticada tardiamente, quero ajudar pessoas para não passarem pelo que eu passei e ainda passo. Quero inspirar outras pessoas a superarem isso e a chegarem mais longe, mesmo com tantas limitações. O ideal é que você se desafia‐se sempre a se superar sempre, e a não desistir nunca”.

O que é o TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas. Ela surge já na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES