Conheça a ilha japonesa que só pode ser visitada por homens

Ritual para visitar a ilha envolve ficar completamente nu

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Existem diversos lugares no mundo cuja visitação é bastante restrita, seja porque eles guardam segredos e tesouros inestimáveis ou por razões de segurança No entanto, você sabia que existe uma ilha no Japão que proíbe a entrada de mulheres?

De acordo Erin Blakemore, do site Smithsoninan.com, se trata da ilha de Okinoshima, que faz parte da cidade de Munakata, na província de Fukuoka. Graças à sua importância histórica, arqueológica e religiosa, o local se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO recentemente, mas só pode ser visitada por homens.

Clube do bolinha

Segundo Erin, durante os séculos 4 e 9, época em que o comércio fervilhava no Oriente, a ilha se transformou em uma espécie de local sagrado para os homens que, antes de seguir em suas viagens marítimas, paravam por ali para fazer suas orações. Com o passar do tempo, Okinoshima se tornou lar de milhares e milhares de oferendas deixadas pelos viajantes, como joias, contas, espadas e outras armas, e hoje acumula mais de 80 mil artefatos.

O interessante é que, como muitos dos artefatos são anteriores aos registros históricos de rituais religiosos realizados no Japão, esses objetos são considerados tesouros nacionais pelo governo japonês. Por conta disso, Okinoshima inteira, que conta com uma área de pouco menos de 1 quilômetro quadrado, é considerada um local sagrado.

Com relação à proibição de que mulheres pisem na ilha, como Okinoshima é um santuário regido pela tradição religiosa Shinto, uma das explicações seria que as que estivessem menstruando poderiam profanar o local. Aliás, os homens, embora tenham passe (mais ou menos) livre, precisam passar por um ritual de purificação antes de poder visitar Okinoshima, o qual envolve ficar completamente nu.

Por conta das restrições e dificuldades para poder visitar a ilha, ela não costumava ser um destino muito popular. Entretanto, com a inclusão do local na lista de patrimônios da UNESCO, as autoridades locais acreditam que é bastante provável que o interesse aumente. Mas, ainda assim, Okinoshima continuará sendo um território exclusivo para homens.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES