Coreógrafo Ismael Ivo morre aos 66 anos vítima da Covid-19

Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Imael | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu aos 66 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19, o bailarino e coreógrafo Ismael Ivo. A informação foi divulgada pela assessoria do artista nesta quinta-feira (8). Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Ismael Ivo assumiu o Balé da Cidade de São Paulo em 2017. Antes disso, o bailarino ganhou fama após atuar por mais de três décadas na Europa.

Ismael Ivo (Fotos: redes sociais)

O artista estava internado no hospital há um mês e chegou a ser intubado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), informou a assessoria. Ivo chegou a apresentar melhora no quadro, mas a situação se agravou na madrugada do dia da morte.

TRAJETÓRIA PELA DANÇA

Nascido no bairro Vila Ema, Ismael Ivo é de origem humilde. Ele foi criado apenas pela mãe, que trabalhava como empregada doméstica e morreu em 2017. Segundo ele, ela era a maior incentivadora para que superasse desafios. As informações são do portal G1.

Desde a adolescência ele se interessava pela dança. Conseguiu bolsas de estudos em escolas de dança contemporânea e integrou o corpo de dançarinos do Teatro de Dança Galpão em São Paulo.

Em 1983, durante uma apresentação na Bahia, Ivo conheceu o coreógrafo norte-americano Alvin Ailey, que se interessou pelo artista e lhe abriu as portas para uma carreira internacional.

Então, em 1984, o artista se mudou para o exterior e fundou, com o diretor artístico Karl Regensburger, o festival de dança contemporânea ImPulsTanz, em Viena, na Áustria, considerado um dos maiores festivais internacionais de dança da Europa.

Ivo ainda foi diretor da Bienal de Veneza e o primeiro negro e estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão, em Weimar. Entre Estados Unidos e Europa, ele viveu fora do Brasil durante 33 anos.

PRÊMIO

Em 2010, Ismael Ivo foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira.

HOMENAGENS

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em uma publicação pelo Twitter, disse que o Brasil perdeu nesta quinta um dos maiores coreógrafos contemporâneos. "Ismael foi diretor da Bienal de Veneza, do Balé da Cidade, e o primeiro estrangeiro a dirigir o Teatro Nacional Alemão. Era um amigo querido. Muito triste. Minha solidariedade aos familiares", escreveu.

O secretário de cultura da cidade de São Paulo, Alê Youssef, disse, em nota, que Ivo era "um dos grandes artistas do nosso tempo". "Teve uma carreira brilhante na arte e marcou uma geração da dança nacional e internacional. Consagrou-se na Europa como diretor e curador na Bienal de Veneza, e na direção da companhia de dança do Teatro Nacional Alemão", declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES